Tempertauras máximas ainda devem ficar por volta dos 30 graus, mas a sexta-feira (21) e o sábado (22) devem ser dias de chuva mais persistente
Esther Zancan
Publicado em 20/02/2025, às 13h38 - Atualizado às 13h47
Depois de uma semana que teve desde sensação térmica de 50 graus até temporal de mais de 100mm, o litoral de São Paulo segue quente. Mas, a previsão do tempo promete que o fim de semana será de chuvas mais frequentes, com uma situação mais condizente com o verão. A Defesa Civil de Santos prevê que esta quinta-feira (20) será mais um dia com tempo típico de verão, com Sol e tempo firme na maior parte do dia, mas aumento de nebulosidade e chance de chuva no final do período. Há possibilidade de pancadas com intensidade forte a partir do final da tarde e na próxima noite, mas que deverão ser passageiras.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta amarelo (perigo potencial) para chuvas intensas entre esta quinta e a manhã de sexta-feira (21). A advertência é válida para praticamento todo o estado de São Paulo, e a previsão é de chuva entre 20mm e 30mm/h ou até 50mm/dia, com possibilidade de ventos intensos, com rajadas entre 40km e 60km/h.
A Defesa Civil santista informa que, na sexta-feira e no sábado (22), as instabilidades estarão mais alinhadas sobre a região da Baixada Santista, o que causará mais risco para chuvas com característica persistente, com períodos de intensidade forte, principalmente, na sexta-feira, e com raios. O volume previsto de precipitação é significativo. A partir do domingo (23), o cenário de chuvas deverá diminuir e apresentar melhora gradual.
O Instituto Climatempo informa que as temperaturas máximas devem ficar por volta dos 30 graus no litoral paulista nos próximos dias. No litoral norte, o instituto prevê um fim de semana com tempo predominantemente chuvoso, com aberturas de Sol apenas no domingo.
A MetSul Meteorologia traz uma má notícia para quem já sonha com os dias amenos do outono. A estação das folhas secas não deve se antecipar e as próximas semanas ainda devem ter temperatura acima da média, com períodos de marcas até muito acima da média, no Sul e no Sudeste do Brasil, isso pelo menos até a metade do mês de março.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.