DERRETENDO

Santos registra sensação térmica de 50 graus na tarde mais quente do ano

De acordo com o climatologista Rodolfo Bonafim, temperatura chegou a 41,4 no bairro Marapé; em Bertioga, estação do Inmet registrou 38 graus

Esther Zancan
Publicado em 17/02/2025, às 14h51 - Atualizado às 14h54

FacebookTwitterWhatsApp
Parece que tem um Sol para cada um em Santos, nesta segunda-feira (17) - Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos
Parece que tem um Sol para cada um em Santos, nesta segunda-feira (17) - Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos

A semana começou escaldante no litoral de São Paulo. Os dias anteriores já foram quentes, mas o calor registrado nesta segunda-feira (17) é de assustar. De acordo com o climatologista Rodolfo Bonafim, da ONG Amigos da Água, de Santos, a temperatura bateu nos 41,4 em medição realizada no bairro Marapé, em Santos, com sensação térmica de inacreditáveis 50 graus.

De acordo com o climatologista, essa temperatura é recorde para o ano, mas não o recorde absoluto. Em novembro de 2023, a cidade registrou 42,3 graus de temperatura absoluta. Lembrando que a sensação térmica depende muito da umidade relativa do ar. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a umidade pode chegar aos 70% hoje, em Santos.

A estação meteorológica do Inmet, localizada em Bertioga, chegou a registrar 38 graus no início desta tarde. Ainda de acordo com o Inmet, as temperaturas máximas  podem superar em mais de 5°C a média climatológica para a época, nesta terceira onda de calor a atingir o Brasil neste ano.

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), ocorre uma onda de calor quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos. Além disso, essas condições devem abranger uma área ampla, e não apenas uma localidade.

O Inmet prevê que não haverá nem uma chuvinha nesta segunda-feira, para aliviar o calorão. A partir desta terça-feira (18), as condições para chuvas, principalmente a partir da tarde, retornam. As máximas ainda devem ser altas, mas não tanto como as registradas nesta segunda-feira. 

Para mais conteúdos:

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!