CHUVARADA

Depois de forte temporal, Santos trabalha para restabelecer locais afetados

Inmet emitiu novo alerta para chuvas intensas no estado de São Paulo, nesta quarta-feira (19); morros de Santos estão em estado de atenção

Esther Zancan
Publicado em 19/02/2025, às 11h11

FacebookTwitterWhatsApp
Vários pontos da cidade enfrentaram alagamentos devido ao forte temporal - Prefeitura de Santos
Vários pontos da cidade enfrentaram alagamentos devido ao forte temporal - Prefeitura de Santos

A cidade de Santos enfrentou forte temporal na noite de terça-feira (18). De acordo com a Defesa Civil santista, entre 18h e 21h, a cidade registrou 124,4mm de chuva, conforme as informações do pluviômetro do Saboó, referência para medição oficial há 40 anos. Já o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou 144mm de precipitação na cidade, na noite de terça-feira.

De acordo com a administração municipal, as equipes de zeladoria da prefeitura e da Prodesan trabalham sem parar desde a noite passada para restabelecer os locais afetados. São mais de 380 profissionais nas ruas para cuidar da drenagem, limpeza urbana e remoção de galhos. A operação conta com 30 veículos entre caminhões basculantes, de carroceria, caminhões-pipa, pás carregadeiras e retroescavadeiras.

Durante a madrugada, a Defesa Civil de Santos fez cinco vistorias em áreas com deslizamentos, sem gravidade, nos morros do Marapé, São Bento e Vila Progresso. Os morros da cidade estão em estado de atenção, mas, até o momento, não houve registro de ocorrências graves nos morros.

Ainda de acordo com a prefeitura, também houve solapamento na calçada da rua Galeão Carvalhal com a rua Carlos Afonseca, no bairro do Gonzaga, onde está sendo construído um edifício residencial. A prefeitura já notificou a construtora para tomar as medidas cabíveis com urgência. Até o momento, também foi registrada uma queda de árvore na rua Lucas Rodrigues Junot, no bairro São Manoel.

Estragos do temporal em Santos
Santos registrou mais de 100mm de precipitação em um período de 3 horas -  Prefeitura de Santos

A prefeitura adverte que, caso perceba rachaduras e trincas nas paredes e no solo, assim como árvores e postes inclinados, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil (199 e 3208 1000) e procurar um local seguro até a chegada das equipes.

Alertas

Na atualização mais recente do Cemaden, nesta manhã de quarta-feira (19), Santos segue com alerta alto para movimentos de massa, que se refere ao deslocamento de sedimentos, rochas, solo ou vegetação devido a acumulados de chuva. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para chuvas intensas em todo o estado de São Paulo, nesta quarta-feira. A advertência é válida até a manhã de quinta-feira (20). A previsão é de chuva entre 20mm e 30mm/h ou até 50mm/dia, com possibilidade de ventos intensos, com rajadas entre 40km e 60km/h.

A Defesa Civil de Santos informa que esta quarta-feira volta a ter tempo firme na maior parte do dia, mas há previsão de formação de nuvens e chuva no final da tarde e início da noite. O risco para temporais está reduzido e dessa vez devem ocorrer chuvas de baixo volume. A quinta-feira (20) terá Sol durante o dia, mas novamente haverá formação de chuvas típicas de verão no final do dia, com risco de adquirir intensidade forte. Na sexta-feira (21) e no sábado (22), as instabilidades estarão alinhadas sobre a região da Baixada Santista,  com risco para chuvas mais persistentes,  períodos de intensidade forte, com acumulado significativo, principalmente, na sexta-feira. 

Para mais conteúdos:

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!