Litoral sul e Baixada Santista estão em alerta para acumulados de chuva, enquanto no litoral norte a advertência é para chuvas intensas
Esther Zancan
Publicado em 08/01/2025, às 11h15 - Atualizado às 11h23
O litoral de São Paulo permanece em alerta para chuvas nesta quarta-feira (8). Há dois alertas amarelos (perigo pontencial) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O primeiro é para acumulados de chuva e abrange o litoral sul, Baixada Santista e Vale do Ribeira. A advertência já está em vigor e segue até a manhã de quinta-feira (9). A previsão do Inmet é de chuva entre 20mm a 30mm/h ou até 50mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.
Já para o litoral norte, o alerta em vigor é para chuvas intensas e também segue até a manhã de quinta-feira. A previsão é de chuva entre 20mm e 30mm/h ou até 50mm/dia, com possibilidade de ventos intensos, entre 40km e 60km/h, e baixo o risco de alagamentos. Este alerta também abrange parte do Vale do Paraíba e cidades do interior paulista, como Jundiaí, Campinas, São Carlos, Ribeirão Preto, Franca e São José do Rio Preto.
A Defesa Civil de Santos informa que esta quarta-feira será de tempo instável na Baixada Santista, com aumento de nebulosidade e ocorrências de chuva em qualquer período do dia. A precipitação poderá adquirir mais persistência e intensidade a partir da tarde e também na próxima noite, com risco para gerar um acumulado significativo de chuva ao todo. A quinta-feira também terá tempo predominantemente nublado, com ocorrências de chuvas oscilando com momentos de melhoria. A partir de sexta-feira espera-se diminuição do cenário de chuvas, ocorrendo apenas precipitações rápidas e de baixo volume.
O Inmet recomenda que, durante ventos fortes, não se deve buscar abrigo embaixo de árvores. O risco de queda e descargas elétricas é alto. Evite também estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. E lembre-se de, durante as chuvas, desligar seus aparelhos eletrônicos das tomadas. Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.