Parte central da faixa litorânea paulista e o litoral norte estão sob alerta amarelo, com previsão de chuva de até 50mm/dia e ventos intensos
Esther Zancan
Publicado em 22/12/2024, às 10h13 - Atualizado às 15h24
O litoral de São Paulo está sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste domingo (22). As advertências são para o risco de tempestades e chuvas intensas. A parte central da faixa litorânea paulista e o litoral norte estão sob alerta amarelo (perigo potencial) para chuvas intensas desde sábado (21) até a manhã de segunda-feira (23).
Para essas áreas e também o Vale do Paraíba, Região Metropolitana de São Paulo e cidades do interior, como Jundiaí, Campinas, São Carlos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araçatuba, o alerta indica chuva entre 20mm e 30mm/h ou até 50mm/dia e ventos intensos, entre 40km e 60km/h. É baixo o risco de alagamentos e de descargas elétricas.
Já para o litoral sul e Vale do Ribeira, o alerta em vigor é também amarelo, mas para tempestades, até a noite deste domingo. A previsão do Inmet é de chuva entre 20mm e 30mm/h ou até 50mm/dia, ventos intensos, entre 40km e 60km/h, e possibilidade de queda de granizo. O risco de alagamentos também é baixo.
O extremo do litoral sul, próximo à divisa com o Paraná, entra em alerta laranja para tempestades (perigo) a partir do meio-dia deste domingo. A advertência segue até o fim da noite de hoje. Há previsão de chuva entre 30mm e 60mm/h ou 50mm e 100mm/dia, ventos intensos, entre 60km e 100km/h, e também há chance de queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e de alagamentos.
O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, não se deve buscar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não é aconselhável estacionar veículos próximos à torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue os aparelhos elétricos e quadro geral de energia durante as intempéries. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.