VERÃO QUENTE

Forte calor e risco de chuvas intensas colocam litoral de SP em alerta

Alerta amarelo do Inmet segue válido até a manhã de quarta-feira (12); calor de 35 graus pode provocar chuvas e rajadas de ventos de até 60km/h

Esther Zancan
Publicado em 11/02/2025, às 11h10 - Atualizado às 11h29

FacebookTwitterWhatsApp
Calor intenso pode provocar pancadas de chuva e temporais isolados - Imagem ilustrativa/Unsplash
Calor intenso pode provocar pancadas de chuva e temporais isolados - Imagem ilustrativa/Unsplash

Uma massa de ar quente, que atua sobre o estado de São Paulo, promete tardes com muito calor para os próximos dias. Segundo a Defesa Civil estadual, na Baixada Santista, os termômetros podem alançar  35 graus, enquanto em algumas regiões paulista terão temperaturas  de 36 graus.

Além do forte calor, há previsão de pancadas de chuva e temporais isolados. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta manhã de terça-feira (11), alerta amarelo (perigo potencial) para chuvas intensas, que abrange todo o estado de São Paulo, inclusive, a faixa litorânea, e segue válido até a manhã de quarta-feira (12). A previsão do Inmet é de chuva entre 20mm e 30mm/h ou até 50mm/dia, com possibilidade de ventos intensos, com rajadas entre 40km e 60km/h. 

A Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados com a hidratação, evitar exposição ao Sol nos períodos mais quentes do dia e procurar locais ventilados. Já o Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, não se deve buscar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Para mais conteúdos:

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!