VERÃO A TODO VAPOR

Onda de calor: temperaturas disparam e litoral de SP promete "ferver"

Temperaturas podem ficar entre 3 e 5 graus acima da média, na Baixada Santista, e entre 5 e 7 graus, no litoral norte, até o dia 18 de fevereiro

Esther Zancan
Publicado em 10/02/2025, às 11h25

FacebookTwitterWhatsApp
Alta umidade do ar deve aumentar a sensação de calor no litoral de SP - Imagem ilustrativa/Unsplash
Alta umidade do ar deve aumentar a sensação de calor no litoral de SP - Imagem ilustrativa/Unsplash

Depois de um fim de semana ensolarado em com altas temperaturas, o litoral de São Paulo promete “ferver” ainda mais nos próximos dias. Uma onda de calor, que vinha afetando apenas os estados do Sul do Brasil, agora começa a agir na região Sudeste também. De acordo com o Instituto Climatempo, as temperaturas podem ficar entre 3 e 5 graus acima da média, em boa parte do estado de São Paulo, incluindo o litoral sul paulista e a Baixada Santista. O litoral norte pode registrar temperaturas de 5 a 7 graus acima da média esperada para esta época do ano. A onda de calor deve se estender até o dia 18 de fevereiro. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o dia mais quente da semana será a quarta-feira (12). A temperatura máxima pode alcançar os 38 graus na Baixada Santista e 35 no litoral norte. A alta umidade do ar deve favorecer para que a sensação térmica seja ainda mais alta.  Ainda de acordo com o Inmet, existe a possibilidade de pancadas de chuvas a partir das tardes durante todos os dias da semana, que podem vir acompanhadas de trovoadas.

A Defesa Civil de Santos informa que, neste início de semana, o tempo estará predominantemente estável na Baixada Santista, com aumento da nebulosidade em alguns períodos à tarde e no final do dia, com probabilidade de ocorrência de chuva reduzida, com pancadas rápidas, típicas de verão. A terça (11) e a quarta-feira seguirão com tempo firme, sem previsão de chuva e Sol predominante. Há chance de formação de chuvas mais significativas apenas a partir do final da quinta-feira (13) e também durante a sexta (14), com a chegada de instabilidades. Não é esperado um volume elevado de precipitação para esses dias. 

Para mais conteúdos:

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!