Maiores volumes de chuva foram registrados em Bertioga e Santos; Cemaden mantém alertas para risco hidrológico e movimentos de massa em várias cidades
Esther Zancan
Publicado em 19/02/2025, às 08h52 - Atualizado às 08h59
As fortes chuvas que atingiram principalmente a Baixada Santista, no litoral de São Paulo, a partir do início da noite de terça-feira (18), ainda deixam algumas cidades em alerta. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), cidades da região registraram mais de 100mm de chuvas em poucas horas. Os maiores índices ocorreram em Bertioga (161mm), Santos (144mm), Guarujá (141mm), São Vicente (125mm) e Praia Grande (92mm).
Na manhã desta quarta-feira (19), o Cemaden mantém ativo alertas para risco hidrológico (evento natural que pode causar inundações, enxurradas e alagamentos) e movimentos de massa (deslocamento de sedimentos, rochas, solo ou vegetação devido a acumulados de chuva). Confira:
Segundo informações da MetSul Meteorologia, regiões de São Paulo, como o litoral, terão episódios mais frequentes de temporais isolados no restante desta semana. A chuva intensa observada na terça-feira seria apenas o início de um período de alta frequência de temporais de verão. Estes temporais podem despejar grandes quantidades de chuva em um curto período, alerta o órgão.
Já o Instituto Climatempo adverte que, apesar da chuvarada de ontem, o calor continua. É possível que as máximas alcancem os 35 graus na Baixada Santista, e 33 graus no litoral norte.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.