CHUVAS DE VERÃO!

Após forte calor, parte do litoral de SP volta a ficar em alerta para chuvas

Aproximação de frente fria, com aumento da umidade e das nuvens, favorecerá ocorrência de pancadas localizadas de chuva no estado de SP

Esther Zancan
Publicado em 18/02/2025, às 11h42 - Atualizado às 11h58

FacebookTwitterWhatsApp
Apesar de localizadas, pancadas de chuva podem ser intensas, na forma de temporais de verão - Imagem ilustrativa/Unsplash
Apesar de localizadas, pancadas de chuva podem ser intensas, na forma de temporais de verão - Imagem ilustrativa/Unsplash

Após uma segunda-feira escaldante, quando a sensação térmica chegou aos 50 graus, na cidade de Santos, e o céu limpo predominou, parte do litoral de São Paulo agora está em alerta para chuvas, nesta terça-feira (18). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo (perigo potencial), para chuvas intensas, válido até a manhã de quarta-feira (19).

A advertência do Inmet abrange desde Itanhaém até Caraguatatuba. A Região Metropolitana de São Paulo e a maior parte do interior paulista também estão sob o alerta. A previsão do instituto é de chuva entre 20mm e 30mm/h ou até 50mm/dia, e ventos intensos, com rajadas entre 40-60km/h. No extremo do litoral sul, o alerta em vigor também é amarelo, mas para tempestades, com chance de queda de granizo. 

O calor ainda deve seguir forte nesta terça-feira. Apesar de as máximas serem menores do que as registradas na segunda-feira, a MetSul Meteorologia alerta que a aproximação de uma frente fria traz um quadro pré-frontal para o estado de São Paulo, o que faz o calor se intensificar. Ainda de acordo com a MetSul, o calor e a aproximação da frente fria, com aumento da umidade e das nuvens, favorecem a ocorrência de pancadas localizadas de chuva, que podem ser intensas, na forma de temporais de verão, com raios, vendavais e queda de granizo.

O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, não se deve buscar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite ainda usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Para mais conteúdos:

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!