Unidade de Bertioga, que possui seis funcionários, continuará atendendo o público de forma presencial até o dia 30 de junho e depois será fechada
Os funcionários do Posto de Atendimento Eleitoral de Bertioga, no litoral de SP, estão convidando a população a aproveitar os serviços da unidade enquanto ela ainda está em funcionamento. O posto, localizado na rua Luís Pereira de Campos, nº 135 – Centro, recebe o público até o dia 30 de junho, quando o atendimento será encerrado presencialmente no local, composto por seis funcionários.
A medida faz parte de uma reestruturação promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que, com a atualização do cadastro eleitoral, permite o atendimento de eleitores em qualquer unidade do estado. Após essa data, quem precisar regularizar sua situação ou solicitar serviços eleitorais precisará se deslocar para outros municípios ou utilizar os canais digitais.
Segundo um funcionário do Posto de Atendimento de Bertioga que não quis se identificar, o sentimento é de tristeza. “Sentimos muito. Todos estão muito chateados pois desenvolvemos um bom trabalho em Bertioga, inclusive na preparação das eleições. É um sentimento de batalha perdida, um vazio. Sabemos também que o eleitor, principalmente os mais carentes, irão sofrer as consequências do fechamento do posto”, conta.
Atualmente, mais de 2,5 mil eleitores de Bertioga correm o risco de perder o título, caso não regularizem sua situação até 19 de maio. O número refere-se a pessoas que não votaram em três turnos consecutivos e não justificaram a ausência. Além disso, 12.088 eleitores (22,59% do eleitorado) ainda não realizaram a coleta biométrica. Embora o cadastramento biométrico não seja obrigatório neste momento, ele é necessário para novos eleitores.
Para quem preferir o atendimento remoto, é possível acessar o Autoatendimento Eleitoral no site da Justiça Eleitoral ou utilizar o aplicativo e-Título. Também há o serviço telefônico da Central de Atendimento ao Eleitor pelo número 148, disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com atendimento automatizado 24 horas.
Projeto Parceria Cidadã
Até o momento, o TRE-SP e a Prefeitura de Bertioga não firmaram acordo para a implantação do projeto Parceria Cidadã, que visa oferecer atendimento online assistido para cidadãos sem acesso à internet. A expectativa é que, com a adesão da cidade ao projeto, a população tenha mais uma alternativa de acesso aos serviços eleitorais após o fechamento do posto.