EM DIA COM A POLÍTICA

Rosana Valle integra Parlamento do Mercosul

Na coluna de hoje, além da deputada federal, abordamos o encontro entre o governador Tarcísio de Freitas e os prefeitos da Baixada Santista

Danilo Martins e Thiago Reis Dantas
Publicado em 12/09/2023, às 16h27

FacebookTwitterWhatsApp
Prefeitos com o governador Tarcísio de Freitas - Diário do Litoral
Prefeitos com o governador Tarcísio de Freitas - Diário do Litoral

A deputada federal Rosana Valle (PL) foi escolhida pela Executiva Nacional do Partido Liberal para encabeçar o Parlamento do Mercosul (Parlasul). A lista com os membros já foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). A indicação contempla nove senadores e 27 deputados federais. Rosana comemorou sua indicação ao colegiado legislativo que representa o Mercosul. A parlamentar, que está em seu segundo mandato no Congresso Nacional, falou sobre a expectativa de representar o parlamento brasileiro, discutir e articular assuntos em comum entre os países, além de trocar experiências voltadas para o desenvolvimento político, econômico e social do continente.

“Aspas I”

“Este é um cargo importante e que tem presença e voz nas decisões integradas do parlamento do Mercosul. Nossa intenção é compor a Comissão Permanente e colocar em pauta assuntos relevantes para os brasileiros” , argumenta a deputada.

Mais informações

O Parlasul é um órgão democrático e legislativo de representação civil dos países do Mercado Comum do Sul. Constituído oficialmente em dezembro de 2006, o colegiado abarca Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. A sede fica em Montevidéu.

União

Nos últimos anos, o Parlasul tem tratado como prioridade as negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. De modo geral, ele acompanha o processo de integração do bloco sul-americano e as atividades das presidências rotativas do bloco.

“Aspas II”

“O colegiado procura também intermediar as demandas dos setores empresariais, da sociedade civil e das áreas culturais nos mais diversos processos de integração, bem como fazer negociações e parcerias entre as nações do bloco”, disse Rosana.

Eleição

Os 75 parlamentares brasileiros, incluindo Rosana, vão atuar nas comissões e no Plenário do Parlasul com direito à voz e a encaminhamentos. As reuniões ocorrem pelo menos uma vez por mês. Em data ainda a ser definida, a eleição do colegiado definirá o presidente e os dois vice-presidentes. O mandato é de dois anos.

O governador e os prefeitos da Baixada

O prefeito de Cubatão Ademário Oliveira (PSDB) afirmou que o encontro com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e os nove prefeitos da região tratou da urbanização da Vila dos Pescadores e de assuntos metropolitanos.

Praia Grande

Raquel Chini (PSDB) destacou as melhorias na área do para o saneamento básico da região.

Santos

Rogério Santos (PSDB) também falou sobre investimentos de que a Baixada Santista necessita; principalmente, nas áreas do saneamento básico, habitação e geração de emprego através da Indústria Verde.

Guarujá, São Vicente e cidades do litoral sul

Os prefeitos Valter Suman (PSDB), Kayo Amado (PODE), Márcio Cabeça (Republicanos), Tiago Cervantes (PSD) e Luiz Maurício (PSDB) também estiveram no encontro.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!