DIAS SANGRENTOS

Após assassinato de policial, atiradores fazem sete vítimas em São Vicente

Seis pessoas foram feridas e uma morreu; atiradores em motocicletas dispararam contra moradores pelo menos em dois ataques com cinco baleados

Redação
Publicado em 12/09/2023, às 16h30

FacebookTwitterWhatsApp
Moradores de bairro de São Vicente em desespero após atentado a tiros no último fim de semana - Imagem: Reprodução / Sou mais São Vicente e Região
Moradores de bairro de São Vicente em desespero após atentado a tiros no último fim de semana - Imagem: Reprodução / Sou mais São Vicente e Região

Em três dias, atiradores fizeram sete vítimas em São Vicente no litoral de SP. Segundo informações desta terça-feira (12) da secretaria de Saúde da cidade, entre sábado (9) e segunda (11), sete pessoas feridas por arma de fogo foram socorridas. Uma morreu. 

Os casos se deram nos dias seguintes ao assassinato de um policial. Na noite de sexta (8), na Cidade Náutica, o PM aposentado Gerson Antunes Lima de 55 anos foi morto por atiradores enquanto varria a calçada de sua casa. Segundo informações, um dos feridos nos três dias seguintes também é policial. Ele foi alvejado no sábado, também na Cidade Náutica, e foi socorrido.

As ocorrências foram registradas dias depois do encerramento da Operação Escudo, que durou 40 dias e deixou 28 pessoas mortas em Guarujá e Santos. A operação foi desencadeada após o assassinato de um policial, o soldado da Rota Patrick Bastos Reis, em 27 de julho

Entre os feridos entre sábado e segunda em São Vicente, ao menos cinco foram baleados por criminosos em motocicletas em dois ataques. Na noite de sábado, uma dupla em uma moto sem placa passou atirando na comunidade México 70 na Vila Margarida, ferindo dois adolescentes de 14 e 15 anos e um homem de 29 anos. Segundo a prefeitura, os adolescentes receberam atendimento médico e foram liberados enquanto o homem passou por cirurgia.

Na noite de domingo, uma dupla de moto passou atirando em pessoas no bairro Vila Nova. Dois homens foram feridos. A Secretaria de Segurança Pública disse que a polícia investiga o caso. A prefeitura também contabiliza dois baleados na data, um dos quais morreu, mas não informou se são da mesma ocorrência.  

Ontem, o Samu foi chamado para socorrer um baleado na rua Três na Vila Nova São Vicente. No local, a equipe encontrou o homem de 27 anos com um tiro na boca e ferimentos no tórax e no pescoço. Ele foi transferido para o Pronto-Socorro Rio Branco. Ainda não há informações sobre as circunstâncias desta última ocorrência.

Procurada, a Secretaria de Segurança Pública não respondeu se a investigação aponta correlação entre os atentados, mas disse que vai reforçar o policiamento na cidade. “Os casos são investigados pela 3ª Delegacia de Homicídios, da Deic de Santos e demais unidades policiais conforme a área dos fatos", explicou a pasta que, em nota, acrescentou.

"O policiamento na região segue intensificado por meio da Operação Impacto. Até o início da Operação Verão, haverá reforço no patrulhamento e continuidade nas ações desencadeadas pelas forças de segurança do estado”.

A prefeitura de São Vicente disse que há um ano inaugurou o primeiro Centro de Controle Operacional da história da cidade e que o prefeito Kayo Amado esteve em reunião com o governador Tarcísio de Freitas e "realçou a necessidade de aumento do efetivo policial na Baixada Santista".

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!