Titulação da Universidade Paris 8 integra agenda oficial do presidente na França, que inclui encontros com o presidente Macron e homenagem na Academia Francesa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será homenageado com o título de Doutor Honoris Causa nesta sexta-feira (6), durante visita à Universidade Paris 8, na capital francesa.
A condecoração integra a programação oficial da viagem à França, que prevê encontros com o presidente Emmanuel Macron e uma homenagem na Academia Francesa, instituição que, em quase 400 anos de história, reconheceu apenas 19 chefes de Estado em sessão solene. Lula será o primeiro brasileiro agraciado desde Dom Pedro II, em 1872.
A chegada do presidente está prevista para essa quarta-feira (4), e a agenda na França deve prosseguir até o domingo (9).
A poucos meses da COP 30, entre os temas que devem entrar em pauta entre os presidentes estão as parcerias, acordos e meio ambiente, com a expectativa do anúncio de uma nova declaração climática conjunta entre os dois países.
A visita também deve contar com a assinatura de 20 atos bilaterais em setores como: saúde, segurança pública, educação, ciência e tecnologia.
O primeiro compromisso oficial deve ocorrer apenas na quinta-feira (5), com a cerimônia de chegada e encontro com o presidente Macron, no Palácio do Eliseu, sede do governo francês.
Com informações da Agência Brasil