Sanção da lei foi publicada na edição desta quarta-feira (4), do Diário Oficial da cidade; projeto é de autoria do vereador Edilson Dias (PT)
O Aeroporto Metropolitano do Guarujá, no litoral de SP, receberá o nome oficial de Aeroporto Professor José Gonçalves dos Santos. Suboficial da Força Áerea Brasileira (FAB), José Gonçalves atuou por 40 anos na área da educação em manutenção de aeronaves, e foi professor e coordenador do curso na cidade.
A lei foi sancionada na edição desta quarta-feira (4), do Diário Oficial da cidade, cujo projeto é de autoria do vereador Edilson Dias (PT).
Nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 1945, José Gonçalves chegou ao Guarujá em 1978 para servir na Escola Estadual Ala 435, atual Escola Marechal do Ar Eduardo Gomes.
Mais tarde, criou o curso técnico de manutenção de aeronaves dentro da unidade de ensino.
Em 2004, quando o governo de São Paulo fechou todos os cursos técnicos das escolas estaduais, José Gonçalves articulou para que o curso de manutenção de aeronaves voltasse a ser oferecido na cidade.
As aulas passaram a ocorrer nas instalações da Etec Alberto Santos Dumont. O profissional foi responsável direto pela formação de mais de mil técnicos que atuam em companhias aéreas, aeroportos e bases militares em todo o Brasil. Ele faleceu em 2017, aos 71 anos.
A previsão é de que o Aeroporto Professor José Gonçalves dos Santos comece a operar no primeiro semestre de 2026. A estimativa inicial é de que o terminal receba 200 mil passageiros por ano, com voos em aeronaves de pequeno porte, como os modelos Grand Caravan C208B, Super King Air 350 e ATR 42-600, transportando até 50 passageiros por voo.