SHOW NOS MARES

Tubarão mais veloz dos oceanos é flagrado no litoral norte de SP

Tubarão da espécie anequim, que pode alcançar até 90km/h, foi visto pelo fotógrafo Rafael Mesquita a 3 milhas náuticas da praia do Bonete, em Ilhabela

Esther Zancan
Publicado em 03/07/2024, às 14h44 - Atualizado às 15h29

FacebookTwitterWhatsApp
Tubarão anequim está classificado como ‘em perigo’ na lista de espécies ameaçadas da IUCN - Reprodução/Instagram Rafael Mesquita
Tubarão anequim está classificado como ‘em perigo’ na lista de espécies ameaçadas da IUCN - Reprodução/Instagram Rafael Mesquita

Um tubarão, considerado o mais veloz dos oceanos, foi flagrado, na semana passada, próximo à Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. O registro foi feito pelo fotógrafo Rafael Mesquita, especialista em imagens da fauna marinha. O tubarão era da espécie anequim, também conhecida como mako - shortfin mako shark (Isurus oxyrinchus), e pode alcançar a impressionante velocidade de 90km/h.

Em postagem no Instagram, que já obteve mais de nove mil curtidas, Rafael explicou que esse tubarão anequim é pelágico, ou seja, costuma viver em alto-mar, em grandes profundidades, mas, em alguns momentos, pode se aproximar da costa. Ao Portal Costa Norte, Rafael contou que o avistamento ocorreu no través da praia do Bonete, a aproximadamente 3 milhas náuticas para fora, no sul de Ilhabela. Cada milha náutica equivale a pouco mais de 1,8 quilômetro. 

Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo 

Ainda de acordo com o fotógrafo, o animal avistado tinha aproximadamente 2,5 metros. A espécie está classificada como ‘em perigo’, segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, da União Internacional Para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). A sobrepesca (quando uma espécie é pescada além da sua capacidade natural de reprodução); o bycatch (espécies que são capturadas durante pescarias, mas que não são o alvo delas) e a degradação do ambiente marinho são as principais causas para o declínio da população de tubarões anequim. 

“Muito bom ver esse animal adulto e saudável nas águas de Ilhabela!”, disse Rafael, em seu Instagram. Ele também explicou o motivo para ter escolhido a música Surround Me with Your Love para o vídeo.  “A música que escolhi significa o que os tubarões precisam, amor e compreensão, para que não sejam extintos”. Uma das estrofes da música diz: “Me cerque com seu amor. Me entenda. Eu preciso de você agora”. 

Tubarão anequim

“Torpedos com dentes”. Foi assim que o fotojornalista americano Brian Skerry descreveu o tubarão anequim para a National Geographic. “Aquele nariz cônico fura as águas”, complementou Brian.

A espécie é encontrada em mares tropicais e de clima quente em todo o mundo. De hábitos solitários, o tubarão anequim se alimenta  principalmente de outros tubarões, mamíferos marinhos, marlins, anchovas e atum. Alguns indivíduos da espécie chegam a alcançar mais de 4 metros de comprimento e mais de 500 quilos, e as fêmeas possuem um porte maior que o dos machos.

Veja também:Mergulhadores nadam com cardume "gigante" de tubarões, no litoral de SP

Outra curiosidade da espécie é que eles são ovovivíparos, quando o embrião se desenvolve dentro do ovo, mas este permanece dentro do corpo da fêmea. Os nutrientes que os embriões necessitam para se desenvolver são retirados do material nutritivo presente nesses ovos. Quando o filhote sai de dentro do corpo da fêmea, ele já está fora do ovo. 

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!