Saruê ficou enroscado em uma rede de proteção em um prédio no Morro do Maluf e tinha uma linha de nylon em seu pescoço, que estava sufocando-o
Esther Zancan
Publicado em 29/10/2023, às 09h02
E não é que os saruês seguem aprontando das suas em Guarujá? Você já viu aqui no Portal Costa Norte o caso da mamãe saruê que foi resgatada junto de seu filhotes em uma creche da Vila Edna; e de um que fez pose para as câmeras depois de ser pego no flagra em um estabelecimento de reciclagem em Vicente de Caravalho. Dessa vez o caso aconteceu no Morro do Maluf.
Na sexta-feira (27), agentes do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) de Guarujá foram acionados por funcionários de um condomínio localizado na subida do Morro do Maluf. Eles haviam encontrado um jovem saruê preso em uma rede de proteção do edifício.
Os agentes, ao chegarem ao local, perceberam que o saruê, também conhecido como gambá-de-orelhas-pretas (Didelphis aurita), tinha uma linha de nylon enroscada em seu pescoço, que estava sufocando-o. Veja as imagens:
Ver essa foto no Instagram
O fio foi cortado e o animalzinho foi recolhido pelo GDA para soltura imediata, que aconteceu em área de mata no Morro da Glória.
Também durante a semana, uma outra mamãe saruê foi resgatada com seu filhotes no Balneário Cidade Atlântica.
A família estava em um quintal de uma casa e foi resgatada pelos agentes do GDA, que os soltaram em um local de mata no Morro do Sorocotuba. Assista:
Ver essa foto no Instagram
O GDA lembra que estamos em época de ninhadas de gambás. Ao se deparar com esse animal em sua casa ou área urbana, acione a equipe da Guarda Ambiental via 153.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.