Flagrante aconteceu no Núcleo de Educação Conveniada (Neic) Manoel Araújo Jr., na Vila Edna; assista ao vídeo do resgate
Esther Zancan
Publicado em 22/10/2023, às 08h40
Uma cena de pura fofura foi flagrada em uma creche de Guarujá na sexta-feira (20): uma mamãe saruê e seus dez filhotinhos escolheram o lugar para uma soneca.
O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), da Guarda Civil Municipal de Guarujá (GCM), foi acionado por funcionários do Núcleo de Educação Conveniada (Neic) Manoel Araújo Jr., na Vila Edna. A simpática família de saruês estava em um depósito de materiais da creche.
Ao chegar no local, os agentes depararam-se com a jovem mamãe saruê e seus dez filhotes dormindo tranquilamente entre as caixas. Veja as imagens:
Ver essa foto no Instagram
Toda a família foi recolhida pelos agentes e levada para soltura em local de mata dentro de trilha no Morro do Icanhema, onde poderão seguir seu ciclo natural.
O saruê, espécie conhecida também como gambá-de-orelhas-pretas (Didelphis aurita), está acostumado a viver próximo ao meio urbano. Muitos indivíduos acabam sendo mortos pelo fato de as pessoas os confundirem com ratos, mas na verdade são marsupiais.
Eles possuem um papel importantíssimo no ecossistema. Além de ajudar a espalhar sementes pela natureza, seus hábitos alimentares auxiliam no controle de pragas, como baratas, escorpiões, roedores e cobras.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.