'PIT STOP'

Lobo-marinho faz pausa para descansar em praia do litoral de SP

No inverno, animais marinhos chegam às praias para descansar com mais frequência, diz Instituto Biopesca; lobo-marinho foi avistado em praia de Peruíbe

Lenildo Silva
Publicado em 11/07/2024, às 12h38 - Atualizado às 13h54

FacebookTwitterWhatsApp
Animal ficou na praia por algumas horas e  depois voltou para o mar - Foto: Belmira McLeod
Animal ficou na praia por algumas horas e depois voltou para o mar - Foto: Belmira McLeod

Um lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis) foi avistado na faixa de areia de uma praia de Peruíbe, no litoral de São Paulo. O mamífero marinho chamou a atenção de biólogos e moradores locais, durante o 'pit stop' na região, que  acionaram o Instituto Biopesca para monitoramento. Em um vídeo obtido pela reportagem (veja abaixo), é possível ver o animal se espreguiçando à beira-mar.

Fábio Barata, biólogo e guia de observação de aves em Peruíbe e região, estava com um grupo de observadores de aves quando soube do animal na praia; em entrevista à reportagem, ele conta que o mamífero chegou à praia na manhã de terça-feira (9). "Eles fazem migração nesta época, fugindo das águas mais frias e procurando melhores condições climáticas e de alimentação", explicou.

Barata contou que, ao chegar na praia, a equipe do Instituto Biopesca já estava no local, realizando o monitoramento com uma veterinária. "Nós conseguimos fazer fotos e filmagens com autorização da equipe. O animal parecia saudável e voltou para o mar sem precisar de intervenção", relatou.

Lobo-marinho na praia de Peruíbe
Animal foi filmado se espreguiçando à beira-mar - Reprodução Fábio Barata

Em nota, o Instituto Biopesca informou que a equipe, que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), foi acionada por moradores para observar o lobo-marinho. "O animal estava em alerta e fazendo autolimpeza, sinais de que não estava machucado ou debilitado. Por volta das 14h30, ele retornou ao mar", disse.

De acordo com o instituto, o inverno é a época na qual várias espécies marinhas migram, e o lobo-marinho-sul-americano é uma delas. Durante essas viagens, é comum os animais marinhos pararem na faixa de areia das praias para descansar. Ao avistá-los, a orientação é manter distância para não estressar o animal, e acionar os órgãos ambientais, como os Institutos Biopesca e Gremar, no litoral sul e Baixada Santista, e o Argonauta, no litoral norte, imediatamente.

Acompanhe o Costa Norte no Google Notícias

O Biopesca reforçou a importância de não se aproximar desses animais, mesmo quando parecem saudáveis. "Deve-se evitar barulho e afastar outros animais. Assim, o lobo-marinho fica protegido e pode descansar antes de voltar ao mar", orientou.

Recentemente, um cachorro foi filmado interagindo com um lobo-marinho, que havia parado para descansar na faixa de areia da praia do Jardim Real, em Praia Grande. A imagem viralizou nas redes sociais e, mesmo que o flagrante pareça fofinho, o Biopesca disse que esse tipo de interação não é saudável e pode acarretar até na morte do animal marinho, que já está cansado da longa viagem migratória.

Lenildo Silva

Lenildo Silva

Cursa jornalismo na Faculdade Estácio

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!