NOVIDADE EM PG

Espaço de educação ambiental é revitalizado em Praia Grande

Espaço Oceano, do Instituto Biopesca, será reinaugurado no dia 23 de abril; ele fica no interior da Boutique do Peixe, no bairro Canto do Forte

Redação
Publicado em 17/05/2024, às 13h57 - Atualizado às 15h23

FacebookTwitterWhatsApp
Espaço Oceano tem entrada gratuita - Divulgação/Instituto Biopesca
Espaço Oceano tem entrada gratuita - Divulgação/Instituto Biopesca

O Espaço Oceano, sala de educação ambiental do Instituto Biopesca, em Praia Grande, será reinaugurado. O local foi revitalizado e, agora, conta com novos equipamentos eletrônicos e de acessibilidade, para  proporcionar mais imersão e envolvimento dos visitantes na proteção ao meio ambiente marinho. A reinaguração ocorre dia 23 de maio (quinta-feira), às 15h. O Espaço Oceano fica no interior da Boutique do Peixe, na orla do bairro Canto do Forte (avenida Castelo Branco, s/n°, na altura da rua Ruy Barbosa).

As novidades incluem totens interativos, tablets e óculos de realidade virtual equipados com celulares. “Esses recursos tornam as atividades gamificadas, ou seja, usam estrategicamente jogos de forma que a pessoa aprenda ativamente”, comentou a educadora ambiental do Instituto Biopesca, Karine Oliveira. “Essa é uma das metodologias mais difundidas no meio educacional e auxilia no desenvolvimento de novas habilidades e competências, além de deixar o conteúdo mais atraente e divertido”, explicou. Entre os jogos disponíveis, está o Toninha Adventures, desenvolvido pelo projeto Toninhas do Brasil, que apresenta os principais desafios enfrentados por essa espécie de golfinho, para se alimentar e sobreviver a riscos como poluição marinha e captura acidental pela pesca.

Novos equipamentos do Espaço Oceano
Recursos tecnológicos potencializam ação de educação ambiental no espaço - Divulgação/Instituto Biopesca

O Espaço Oceano também conta com ferramentas de acessibilidade. São fones de ouvido e vídeos em libras (linguagem brasileira de sinais), com informações do local, atividades realizadas pelo Instituto Biopesca, características de animais marinhos e sobre os impactos dos resíduos sólidos nos mares. Há óculos 3D, através dos quais é possível procurar e encontrar toninhas na água, como se o usuário estive também embaixo d'água. “Todos esses recursos vão ao encontro do objetivo da sala de educação ambiental, que é, principalmente, levar conhecimento acerca da biodiversidade marinha da região da Baixada Santista e sensibilizar os visitantes a respeito das ameaças e dos impactos humanos nos ambientes marinhos e costeiro”, reforçou Karine.

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

A entrada no Espaço Oceano é gratuita; ele funcionará de quarta-feira a sábado, das 9h às 13h. A sala foi cedida pela prefeitura de Praia Grande, em 2012.  No ano anterior, o Instituto Biopesca foi declarado como de Utilidade Pública do município. Desde 2014, ano em que as visitas passaram a ser registradas em um banco de dados, por volta de  18.700 pessoas passaram pelo local.

A revitalização do Espaço Oceano foi patrocinada pela empresa FAM Cargo. O diretor geral da empresa, Victor Hugo, disse: “Desenvolver projetos de educação ambiental permite conectar as pessoas, e auxilia para que as gerações futuras tenham consciência da importância que é a conservação do nosso planeta e aprofundar o olhar para questões de sustentabilidade".

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!