OLHA A COBRA!

Jiboias aparecem em terminal de contêineres e em painel de moto em Guarujá

Jiboia-constritora não ocorre na região e costuma ser comercializada como pet não convencional; cobras foram resgatadas pelo GDA

Esther Zancan
Publicado em 18/06/2024, às 13h15 - Atualizado às 17h13

FacebookTwitterWhatsApp
Jiboia-constritora é uma serpente não peçonhenta - Reprodução/Instagram GCM Ambiental
Jiboia-constritora é uma serpente não peçonhenta - Reprodução/Instagram GCM Ambiental

O Grupamento de Defesa Ambiental de Guarujá (GDA) realizou o resgate de duas jiboias-constritoras (Boa constrictor), recentemente na cidade. Uma serpente foi encontrada em um terminal de contêineres e, a outra, no painel de uma moto de um morador do Jardim Conceiçãozinha. O GDA lembrou que, apesar de a  jiboia-constritora ser uma espécie brasileira, ela não ocorre na região, e é conhecida por ser comercializada como pet não convencional.

No sábado (15), a primeira jiboia foi resgatada, com o apoio dos bombeiros, em um  terminal de contêineres localizado na rodovia Cônego Domênico Rangoni. A serpente foi entregue aos agentes do GDA e, posteriormente, foi destinada ao Instituto Ambiecco (Cetas Jureia-Peruíbe), parceiros da equipe no cuidado de fauna resgatada. Lá, a serpente foi avaliada e escaneada, mas foi constatado que não possuía microchip de identificação. 

Já a segunda jiboia deu um susto em um morador do Jardim Conceiçãozinha, na segunda-feira (17).  O morador, ao sair pela manhã com sua moto, encontrou a cobra sob o painel do veículo. Foi necessário remover uma parte da carenagem para recolher a serpente sem machucá-la. De acordo com o GDA, durante o resgate, um homem se apresentou como dono da jiboia e relatou que estava viajando e não encontrou o animal ao retornar. Ao se aproximar das pessoas na rua, assistindo ao resgate, identificou se tratar de seu pet de estimação. Quando solicitado, o tutor apresentou a documentação necessária atestando a propriedade da jiboia, que lhe foi devolvida.

Ao se deparar com serpentes em área urbana acione imediatamente o Grupamento de Defesa Ambiental, por meio do telefone 153. 

Jiboia-constritora

A jiboia-constritora é uma serpente não peçonhenta. Algumas subespécies podem alcançar até 4 metros. Ela detecta suas presas pela percepção do movimento e do calor, e alimenta-se principalmente de pequenos mamíferos, como ratos, e também aves e lagartos, que mata por meio de constrição (daí seu nome), envolvendo o corpo da presa e sufocando-a. É um animal de hábitos noturnos, mas possui atividade diurna também. Apesar de não ser peçonhenta, a mordida da jiboia costuma ser bastante dolorosa e pode levar a infecções. 

Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!