RESGATE ANIMAL

Você sabe o que fazer ao encontrar um pinguim na praia?

Os pinguins podem se perder de seu grupo e encalharem nas praias já muito cansados da longa viagem de migração, provenientes do sul do continente

Redação
Publicado em 16/06/2024, às 08h28 - Atualizado às 16h47

FacebookTwitterWhatsApp
Jamais coloque  gelo no pinguim, como muitos imaginam - Prefeitura de Praia Grande
Jamais coloque gelo no pinguim, como muitos imaginam - Prefeitura de Praia Grande

Eles são fofos, fazem uma longa viagem para chegar até as praias do litoral de São Paulo e são conhecidos também por seu jeito peculiar de caminhar. Já adivinhou de quem estamos falando? Se você disse pinguins, acertou. Mas, você sabe o que fazer se encontrar um desses pela faixa de areia?

Os pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus), espécie que aparece por aqui, viajam principalmente em busca de alimento em águas mais quentes. Eles não vivem em lugares extremamente frios, como se imagina, mas sim nas águas dos oceanos Atlântico e Pacífico Sul, na costa da Argentina e do Chile, e nas ilhas Malvinas/Falklands. Os pinguins, em particular os juvenis, podem se perder de seu grupo e encalharem nas praias já muito cansados da longa viagem de migração.

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

O Instituto Biopesca, de Praia Grande, lembra que a temporada migratória dos pinguins já começou e, agora, esses animais serão facilmente encontrados nas praias paulistas. Se você se deparar com um pinguim, os procedimentos incluem manter distância, para não estressar o animal, e ficar em silêncio. Não se deve, em hipótese alguma, colocar o animal na água, na geladeira, no freezer ou em qualquer outro lugar com gelo, como alguns acreditam, pois esse procedimento pode causar a morte dele. Confira outras dicas:

  • Não devolva o pinguim para a água;
  • Não toque no animal e nem o alimente;
  • Não tire fotos com flash;
  • Mantenha outras pessoas afastadas do local onde o animal se encontra;
  • Improvise uma sombra para o pinguim;
  • Ligue imediatamente para o resgate.
Pinguim
Pinguins viajam em busca de alimento em águas mais quentes- Prefeitura de Praia Grande

Na região entre Peruíbe e Praia Grande, o Instituto Biopesca pode ser acionado para o resgate de pinguins, mamíferos, tartarugas e aves marinhas, debilitados ou mortos. Entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) e (13) 99601 2570 (WhatsApp e chamada a cobrar)

Em outros trechos do litoral paulista, acione os seguintes órgãos:

Com informações de Instituto Biopesca

Redação

Redação

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!