Cobra-cipó foi resgatada no bairro Vila Maia na terça-feira (22) e solta no Morro do Icanhema; conheça mais sobre a espécie
Uma cobra escolheu um lugar bem incomum para tirar uma soneca em Guarujá na terça-feira (22). Uma cobra-cipó (Chironius bicarinatus) foi encontrada dentro do motor de um veículo na rua Buenos Aires, altura do número 96, no bairro Vila Maia.
Segundo a prefeitura de Guarujá, a cobra não possuia ferimentos e foi resgatada pelo Grupamento de Defesa Ambiental de Guarujá (GDA), ligado a Guarda Civil Municipal (GCM). O réptil foi solto no Morro do Icanhema.
A cobra-cipó não é uma espécie peçonhenta. Sua coloração e padrão de escamas assemelham-se a um pedaço de cipó ou galho de árvore, o que lhe proporciona uma camuflagem eficaz entre a vegetação. Frequentemente é de cor marrom, verde ou cinza; o corpo é longo e delgado.
A cobra-cipó alimenta-se principalmente de pequenos vertebrados, dentre os quais aves, lagartos e anfíbios. Ela é uma serpente diurna, o que significa que é mais ativa durante o dia. Porém é tímida e, quando ameaçada, costuma tentar fugir em vez de confrontar predadores. Seu habitat é a Mata Atlântica.