Alerta amarelo do Inmet para onda de calor é válido até às 15 horas desta quinta-feira; a partir das 16 horas, o alerta é para declínio de temperatura
Esther Zancan
Publicado em 24/08/2023, às 10h14
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas amarelos (Perigo Potencial) para o litoral de São Paulo. No primeiro, válido até às 15 horas desta quinta-feira (24) a advertência é para onda de calor. A temperatura deve ficar até 5 graus acima da média. O alerta abrange ainda o Vale do Ribeira, Região Metropolitana de São Paulo, parte do Vale do Paraíba e cidades do interior, como Jundiaí e Campinas.
Já a partir das 16 horas desta quinta, o alerta amarelo é para declínio de temperatura. O Inmet adverte para declínio entre 3 e 5 graus e leve risco à saúde. A advertência é válida até a manhã de sexta-feira (25) e abrange desde a divisa com o Paraná até Ilhabela, no litoral norte paulista. O Inmet recomenda que se acione a Defesa Civil caso necessário, pelo telefone 199.
Mas afinal o que quer dizer cada cor dos alertas do Inmet? Quanto eu devo me preocupar com cada um deles?
Bem, quando o Inmet fala em "alerta amarelo" quer dizer que há um "perigo potencial". A situação meteorológica daquele período é potencialmente perigosa.
Um "alerta laranja" significa "perigo". A situação meteorológica a que se refere a previsão do instituto é perigosa.
Já o "alerta vermelho" aponta uma condição meteorológica de "grande perigo". Este alerta é emitido quando há previsão de fenômenos climáticos de intensidade excepcional para determinado período.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.