RESGATE ANIMAL

'Bebê' jararaca é encontrado em área de lazer de condomínio em Guarujá

De acordo com o Grupamento de Defesa Ambiental de Guarujá, mesmo jovens, as jararacas já possuem a capacidade de inocular veneno

Redação
Publicado em 22/05/2024, às 09h02 - Atualizado às 09h14

FacebookTwitterWhatsApp
Jararaca foi solta em  área de mata no morro do Icanhema - Reprodução/Instagram GCM Ambiental
Jararaca foi solta em área de mata no morro do Icanhema - Reprodução/Instagram GCM Ambiental

Moradores de um condomínio do bairro Jardim Conceiçãozinha, na cidade de Guarujá, levaram um susto esta semana. Uma cobra jararaca (Bothrops jararaca) foi encontrada na área de lazer. Os agentes do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) do município foram acionados para resgatar a serpente e, ao encontrarem o animal, constataram que se tratava de um filhote.

Segundo o GDA, mesmo ainda 'bebê', as jararacas já possuem a capacidade de inocular veneno, por isso, não é recomendado tentar mover o animal ou capturá-lo sem o auxílio de um profissional. A serpente foi capturada sem problemas pelos agentes e solta em uma área de mata no morro do Icanhema. É possível entrar em contato com o GDA pelo telefone 153.

Jararaca

Segundo o Instituto Butantan, as jararacas são as serpentes mais comuns da região Sudeste do Brasil, e as fêmeas da espécie apresentam tamanho maior que o dos machos, chegando a alcançar 1,5 metro de comprimento, enquanto os machos chegam a apenas 1 metro, em média. Essa diferença de tamanho ocorre porque as fêmeas necessitam de mais espaço em seus corpos para abrigar os embriões, pois eles se desenvolvem dentro do útero e os filhotes já nascem totalmente formados, inclusive, com veneno.  

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

Outra característica da jararaca é que seu padrão de cores varia, com tons marrons escuros ou claros, verdes, acinzentados ou amarelos. Já os alimentos preferidos dessa espécie são pequenos mamíferos, mas, quando jovem, ela costuma comer anfíbios, lagartos e lacraias. Devido a isso, seu veneno muda de acordo com a idade. O das ainda jovens tem maior ação anticoagulante, enquanto na fase adulta, a ação inflamatória e local é de maior intensidade.

Com informações de GCM Ambiental e Instituto Butantan

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!