Atividades gratuitas incluem oficinas, plantio de árvores, feira de trocas e concurso com recicláveis, em escolas atendidas pelo Programa Clorofila
Em comemoração ao mês do meio ambiente, o Programa Clorofila de Educação Ambiental promove, até 12 de junho, uma série de atividades em Bertioga, no litoral de São Paulo. Criado há 33 anos pela Sobloco Construtora, a iniciativa desenvolve ações entre crianças, adolescentes e professores, com foco na conscientização ecológica e no estímulo ao consumo consciente.
A programação especial inclui oficinas de culinária sustentável, no projeto Chefinho Saudável, feira de trocas, plantio de árvores nativas, confecção de cartões com papel-semente reciclado, parada ecológica com distribuição de mudas e sementes, além de pedalada para recolher lixo. Também estão em andamento o concurso de maquetes O mundo que temos e o mundo que queremos e o Reciclagem Criativa, com esculturas feitas com resíduos reaproveitados.
Durante o período, o Clorofila lança a campanha Segura essa bucha, que incentiva o uso da bucha vegetal em substituição às buchas sintéticas, com o objetivo de reduzir a poluição gerada por microplásticos. A campanha é apresentada por meio de uma cartilha educativa e um vídeo informativo.
Desenvolvido em 25 escolas das redes estadual, municipal e particular de Bertioga, o programa Clorofila já atendeu cerca de 25 mil alunos em mais de três décadas. Ao longo da trajetória, consolidou uma ampla rede de professores e diretores voltados à promoção da cultura ambiental entre crianças e jovens.
Além da implantação de hortas escolares e projetos de paisagismo, o programa oferece cursos, oficinas e encontros de formação para professores, alunos e familiares. Também criou o Prêmio Atitude Ambiental, que reconhece anualmente iniciativas de destaque no tema.
Desde a criação, o Clorofila já realizou:
O programa também produz materiais pedagógicos impressos e digitais e integra o Coletivo Educador de Bertioga desde 2015.