Insatisfeito, atleta fez um pedido formal para deixar o clube; time do Rio de Janeiro aumentou proposta inicial e chegou ao valor desejado pelo Peixe
Um atacante do Santos, que tinha apoio de parte da torcida, pediu para sair do clube e está muito próximo de assinar com o Fluminense. O venezuelano Yeferson Soteldo fez pedido formal para deixar o Peixe, pois entende que jogar no novo clube seria a melhor opção para sua carreira, segundo o jornalista Lucas Musetti, do UOL.
Soteldo enviou uma mensagem diretamente para o presidente Marcelo Teixeira. O pedido para sair vem justamente no momento em que o Fluminense aumentou a proposta pelo jogador, já que os cariocas tinham oferecido um valor inicial que não foi atrativo.
Mesmo tendo apenas 50% dos direitos econômicos do atleta, o Peixe entende que o novo valor é bom, e vendê-lo é melhor do que tentar segurá-lo insatisfeito. O Santos já concordou com a proposta, e o fechamento do acordo está apenas entre os advogados dos clubes.
Caso o Fluminense queira contar com Soteldo para o Super Mundial de Clubes da Fifa, deve ser rápido, pois a data para inscrições de jogadores no campeonato se encerra na terça-feira (10).
Soteldo é um jogador que divide opiniões entre os torcedores do Santos. Com uma grande primeira passagem, entre 2019 e 2021, o venezuelano virou xodó, à época, mas não conseguiu atingir o mesmo nível nesta segunda passagem, que começou em 2022.
O atleta é caracterizado por parte da torcida como “um atacante que não faz gol”, o que tem sido uma das maiores críticas recebidas por ele. O gol mais recente do atleta pelo Santos foi em 2023.
Outro ponto que pesa contra ele é o histórico de má conduta. Um dos casos mais memoráveis ocorreu em 2023, quando Soteldo foi afastado do elenco pelo então técnico Paulo Turra, por indisciplina - a decisão não teve apoio unânime da torcida. A temporada terminou por ser a mais trágica da história do clube, rebaixado e sem horizonte.
Na série B do Brasileirão, Soteldo não quis ficar no Santos, e aceitou empréstimo ao Grêmio. Após o retorno do Peixe à série A, os gaúchos não exerceram o poder de compra, e o venezuelano voltou.
Por outro lado, outra parte da torcida o apoia, já que vê Soteldo como um atacante que vai para cima dos adversários, e uma opção melhor que Guilherme. Porém, com o pedido para sair, Soteldo parece ter perdido o apoio até destes torcedores.
Com a janela de transferências aberta, o Santos está no mercado em busca de alguns reforços pontuais, com auxílio do novo gerente de futebol Alexandre Mattos.