OBRA BILIONÁRIA

Governo republica edital do túnel Santos–Guarujá, no litoral de SP

Obra estimada em R$ 6,8 bilhões terá leilão em setembro e prevê 1,5km de extensão; túnel terá faixas para VLT, pedestres e ciclistas


Redação
Publicado em 09/06/2025, às 11h16

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Governo republica edital do túnel Santos–Guarujá, no litoral de SP
Túnel será o primeiro do tipo imerso no Brasil, com previsão de 30 anos de concessão - Reprodução/Google Earth

O governo do estado de São Paulo republicou, nesta segunda-feira (9), o edital de concessão do túnel imerso que ligará Santos a Guarujá, no litoral. O leilão está marcado para 5 de setembro, às 16h, na sede da B3, em São Paulo. A obra terá investimento estimado em R$ 6,8 bilhões.

Segundo o governo, o novo edital incorporou ajustes técnicos e operacionais após rodada internacional com operadores de infraestrutura, na Europa. Entre as mudanças estão a atualização da data-base para janeiro de 2025, revisão de custos como dragagem e concreto, e reavaliação da distância de transporte, agora considerada em 85km.

A entrega dos envelopes está prevista para 1º de setembro, às 10h. O modelo permite lances em viva-voz tanto para contraprestação pública quanto para aporte público, a fim de buscar propostas mais competitivas ao estado. O contrato também prevê mecanismos de equilíbrio financeiro e segurança jurídica, além da criação de uma Conta Desapropriação e soluções provisórias para o cais Outeirinhos e o pátio ferroviário no Guarujá.

O projeto, qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI-SP) e integrante do Novo PAC do governo federal, resulta de parceria entre a União, o governo de São Paulo e diversas agências reguladoras, com investimentos divididos entre os entes federativos. A previsão é de gerar cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos.

Túnel Santos–Guarujá

Com 1,5km de extensão, dos quais 870 metros submersos, o túnel será o primeiro do tipo imerso no Brasil e o maior da América Latina. A estrutura terá três faixas por sentido, uma delas exclusiva para o VLT, além de passagens separadas para pedestres e ciclistas. A tecnologia utilizada é baseada em módulos pré-fabricados, testada em grandes projetos como o túnel Fehmarnbelt, na Europa.

Atualmente, a ligação entre as cidades é feita por balsas e catraias, que transportam mais de 21 mil veículos e 15 mil pedestres e ciclistas por dia. A nova ligação seca promete reduzir o tempo de travessia em até 45 minutos, diminuir interferências nas operações portuárias e contribuir para a redução das emissões de poluentes.

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