Animal apareceu na areia da Enseada, mas recusou ajuda e correu para o mar; Instituto Gremar diz que conseguiu fazer o resgate depois
Lenildo Silva
Publicado em 13/03/2025, às 16h59
Um lobo-marinho-antártico (Arctocephalus gazella) resolveu descansar na faixa de areia da praia da Enseada, em Guarujá, no litoral de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (13). O animal já era monitorado pelo Instituto Gremar e havia passado por atendimento da equipe. Durante a remoção da faixa de areia, o grandão não quis saber de atendimento médico, driblou os biólogos do instituto e tentou fugir de volta para o mar, mas foi capturado.
Lobo-marinho-antártico “foge” de resgate durante descanso em praia do litoral de SP
— Portal Costa Norte (@costanortenews) March 13, 2025
divulgação: dronefox pic.twitter.com/vQayNOM0eS
O Instituto Gremar explicou que o animal avistado em Guarujá, na manhã de hoje, havia sido resgatado exausto em dezembro de 2024, na praia do Embaré, em Santos, e após três meses de atendimento foi solto ontem (12), na Laje de Santos. Apesar da tentativa de fuga, a equipe do instituto conseguiu resgatar o lobo-marinho-antártico e ele foi levado à base do instituto no Guarujá para novos exames e reavaliação.
Estas espécies se alimentam de peixes, crustáceos e moluscos (como lulas e polvos); além disso, podem pesar até 350kg e medir quase três metros. Diferente das focas, o lobo-marinho-antártico possui orelhas externas visíveis e conseguem se locomover com facilidade na terra firme. Essa rapidez pode ter sido um dos motivos de ter conseguido driblar ao menos seis biólogos do Instituto.
Caso alguém encontre um animal marinho nas praias de Santos, São Vicente, Guarujá e Bertioga, o instituto pode ser acionado pelo telefone (13) 99711 4120. Já entre Peruíbe e Praia Grande, o Instituto Biopesca atende pelos números 0800 642 3341 e (13) 99601 2570.
Lenildo Silva
Estudante de jornalismo na Faculdade Estácio