Voluntários do programa Amigos do Verde vão atuar no plantio de árvores e na conscientização da população sobre a necessidade de preservação ambiental
A prefeitura da cidade de Santos, no litoral de São Paulo, convida voluntários para participar do programa Amigos do Verde e atuarem no plantio de árvores e na conscientização da população sobre a necessidade de preservação ambiental. As inscrições ocorrem de 10 a 17 de março, na Ouvidoria e Controle da prefeitura. Aqueles que desejarem integrar a iniciativa devem ter mais de 18 anos e disponibilidade para atuar terças e/ou quintas-feiras, das 9h às 11h ou das 14h às 16h, na EcoFábrica da Zona Noroeste e em outros locais da cidade. A primeira ação do programa está prevista para o bairro José Menino, ainda em março.
Para se inscrever é preciso preencher o formulário disponível no portal do Amigos do Verde. Não há limite de voluntários. Os futuros participantes receberão capacitação sobre práticas sustentáveis, reciclagem e manejo da vegetação. Também serão transmitidas informações para conscientização da população sobre a preservação.
De acordo com o ouvidor municipal Marcos Libório, o programa é um veículo importante para as ações de arborização, associado às iniciativas de plantio e poda executados pela administração. "Os Amigos do Verde são capacitados para as ações de cuidado e de preservação de árvores, mas também, para promover a conscientização dos munícipes sobre a importância da manutenção, para termos um meio ambiente cada vez mais equilibrado em Santos".
Desde o início do ano, os voluntários estão destacados para a criação de mudas e plantio de árvores no Parque dos Mangues, no Santa Maria e Chico de Paula. Encerrada a ação no parque, vão se dedicar ao manejo da vegetação nos bairros da cidade. Durante reunião do grupo atual com o ouvidor, ficou definido que os primeiros bairros a serem atendidos serão o José Menino e, na sequência, o Macuco.
Atualmente, o programa conta com aproximadamente 40 voluntários, entre os quais Maria de Lourdes Ribeiro Vallim, que defende as ações para a conscientização da população. "As pessoas precisam tomar consciência de que estamos em um momento crítico com relação à sustentabilidade no mundo. O nosso trabalho é fazer o plantio, a manutenção, preservar, mas, especialmente, orientar as pessoas a não arrancarem árvores ou agirem de forma irresponsável com o meio ambiente", recomendou.
Lourdes ressaltou que, nas abordagens aos munícipes, a meta é incentivar para o cuidado, detalhando as vantagens da arborização. "A gente explica às pessoas que as árvores não vão prejudicar a calçada, pois as espécies escolhidas possuem raízes profundas e, muitas delas, são frutíferas, atraindo pássaros. E além disso, que as árvores são aliadas no controle do aquecimento do clima, trazendo sombra e ar fresco".
A população pode utilizar os canais da Ouvidoria para as ações do programa Amigos do Verde, tanto para solicitar os serviços oferecidos e mediação de conflitos quanto para efetuar denúncias, reclamações e elogios. O órgão pode ser acionado pelos telefones 162 e 3213 7348, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, pelo Sistema de Ouvidoria Municipal, e pessoalmente, no paço municipal (praça Mauá s/nº - térreo - Centro histórico), das 10h às 16 horas.