Atualizações incluem assinaturas mensais, canais promovidos e anúncios no status, com foco na privacidade dos usuários
O WhatsApp anunciou, nesta segunda-feira (16), novos recursos voltados à expansão de canais e à promoção de empresas. As mudanças ocorrem na aba Atualizações, usada diariamente por 1,5 bilhão de pessoas no mundo. A partir de agora, administradores de canais podem oferecer assinaturas mensais com conteúdo exclusivo. O aplicativo também passará a destacar canais promovidos no guia de descoberta, ampliando o alcance dos criadores.
Outra novidade é a exibição de anúncios no status, que permitirá a empresas divulgar produtos e iniciar conversas diretas com usuários interessados. Segundo o WhatsApp, todos esses recursos permanecerão restritos à aba Atualizações. As conversas pessoais, chamadas e grupos seguem protegidos pela criptografia de ponta a ponta.
A plataforma esclarece que utiliza apenas dados limitados para personalizar sugestões, como país, cidade, idioma, canais seguidos e interações com anúncios. Quem vincula o WhatsApp à Central de Contas permite o uso de preferências cruzadas da Meta, mas o número de telefone não será compartilhado com anunciantes.
As novidades fazem parte de novo modelo de negócios, que busca impulsionar canais e empresas, sem comprometer a privacidade dos usuários. Os interessados em utilizar os novos recursos podem acessar o site oficial do WhatsApp Adds.