CONSULTORIA

Startup ajuda a reduzir ou eliminar dívidas de IPTU; veja como

Empresa oferece diagnóstico gratuito, com destaque para cidades do litoral paulista e região metropolitana de São Paulo


Redação
Publicado em 04/06/2025, às 14h35

FacebookTwitterWhatsApp

Moradores do litoral de SP conseguem reduzir valor do IPTU com ajuda de startup
Grande procura pelos serviços vem principalmente de cidades litorâneas - Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Especializada em consultoria tributária para revisão do IPTU — Imposto Predial e Territorial Urbano —, a startup Desonera atua em todo o Brasil, com ênfase em municípios como São Paulo, Guarujá, Praia Grande, Osasco e São Bernardo do Campo.

A empresa foi fundada em 2023 com a missão “imposto justo” e ajuda contribuintes a reduzir ou eliminar dívidas relacionadas ao imposto.

O IPTU é um tributo anual cobrado pelos municípios sobre imóveis urbanos, como casas, apartamentos e terrenos, com o objetivo de financiar projetos e serviços públicos. Segundo os diretores da Desonera, é fundamental que os contribuintes monitorem o valor cobrado pela prefeitura, já que cada município tem autonomia para definir regras e alíquotas.

No entanto, diversos fatores podem resultar em cobranças incorretas, como erros no valor venal do imóvel, na área construída, no ano ou no padrão de construção.

"Por meio de uma análise detalhada das informações do imóvel, nossa startup desenvolve estratégias para reduzir ou eliminar dívidas de IPTU, inclusive contestando valores cobrados de forma irregular, o que pode resultar na correção das cobranças e até em reembolso", afirma o advogado tributarista Eduardo Ribeiro, um dos fundadores.

A Desonera conta com uma equipe multidisciplinar que avalia o valor venal do imóvel, analisa notificações de lançamento para identificar erros, identifica casos passíveis de extinção da dívida, como prescrição, e verifica e contesta cobranças de juros abusivos.

"Um dos diferenciais da Desonera é o 'diagnóstico do IPTU 360º', que, após análises financeira, jurídica e de engenharia, apresenta ao contribuinte as oportunidades de economia", explica Natasha Ribeiro, engenheira, arquiteta e especialista em negócios digitais e legalização de empreendimentos imobiliários.

Além disso, a startup oferece assistência para obtenção de isenções fiscais destinadas a aposentados e pensionistas, bem como para validação de imunidades fiscais de organizações sem fins lucrativos e instituições religiosas.

"É importante ressaltar que a Desonera oferece um diagnóstico gratuito após uma reunião com o especialista, onde são avaliadas as oportunidades de economia e são apresentadas as informações sem custo", destaca o advogado Gustavo Monteiro, também fundador.

Natasha Ribeiro aponta ainda a aplicação de tecnologia avançada como um dos diferenciais da Desonera. "As análises de todos os dados são precisas e garantem resultados eficientes e eficazes", afirma.

Devido à metodologia e aos resultados alcançados, a Desonera tem recebido cada vez mais solicitações de consultoria de administradoras de patrimônios imobiliários, incorporadoras, síndicos e administradoras de condomínios, ampliando sua presença no mercado nacional.

Para saber mais ou solicitar seu diagnóstico gratuito, acesse: www.desonera.com.

Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!