ÁGUA

Sabesp pede ajuda da população para garantia de abastecimento na temporada

Concessionária se prepara para aumento de demanda no período, quando a região é procurada por turistas para aproveitar o verão

Mayumi Kitamura
Publicado em 18/12/2024, às 11h12

FacebookTwitterWhatsApp
Superintendente da Sabesp na Baixada Santista, Olívia Mendonça, em entrevista ao programa Café com Zaidan - Portal Costa Norte
Superintendente da Sabesp na Baixada Santista, Olívia Mendonça, em entrevista ao programa Café com Zaidan - Portal Costa Norte

A temporada de verão está perto, época na qual os moradores da Baixada Santista começam a se preocupar com a possibilidade de falta de água. Para este verão, a Sabesp informou que o abastecimento deve ser garantido, se todos colaborarem sem desperdício de água, e não superlotarem os imóveis. 

Ocorre que, apesar de concluir as obras e já colocar em funcionamento mais cinco reservatórios -que contemplam as cidades de Bertioga, Itanhaém, Peruíbe, Santos e São Vicente-, a quantidade de pessoas atendidas na região, durante o verão, chega a 10 milhões, conforme salientado no programa Café com Zaidan, da TV Cultura Litoral, em entrevista com a superintendente da Sabesp na Baixada Santista, Olívia Mendonça.

Sobre o consumo e a economia de água no período de verão, ela orientou: “Se todos fizerem a sua parte, como não fazer uso da bomba, ter reservação adequada se atentando à questão da superocupação dos imóveis e, principalmente, fazendo o uso racional da água, são medidas supersimples que implantamos na rotina, que fazem toda a diferença para nós nessa época do ano”, apontou.

A superintendente ainda destacou o conjunto de ações programadas para atender ao aumento da demanda. “Toda a nossa preparação é justamente para evitar que tenhamos um cenário de falta de água, ainda que generalizado de falta alguma, mas pontual. Temos um conjunto de ações, estruturamos nossa temporada em três pilares de atuação, que são: as obras de melhorias; o plano de operação em atendimento, havendo qualquer intercorrência, que as equipes atendam de prontidão, com brevidade; e o nosso plano de atendimento e de comunicação muito diferenciado para incentivar o uso consciente de água para a população”, comentou Olívia Mendonça.

Bertioga

Mesmo fora da temporada, Bertioga foi um dos municípios que mais sofreram neste ano com o desabastecimento. Ocorre que a região passou por um longo período de estiagem e, principalmente a região central, sofreu sem água por aproximadamente dois meses. Emergencialmente, a Sabesp havia anunciado a interligação parcial entre os Sistemas Furnas-Pelaes e Itapanhaú, além disso, anunciou o andamento das obras de um novo reservatório, o Jardim Mogiano. 

Segundo a superintendente, todas estas obras foram concluídas e já passaram a atender à cidade. Ela explica que, a considerada pior estiagem dos últimos 10 anos, afetou o sistema norte, região que abrange Bertioga e a cidade vizinha, Guarujá. 

Como os sistemas de abastecimento de Bertioga não são interligados, e sim, isolados, isso fez com que a região central, abastecida pelo Furnas-Pelaes, fosse a mais afetada com a falta de água. “O que nós providenciamos foi a interligação com o setor vizinho, Itapanhaú, que não tem problemas de abastecimento. Ainda que não tenham problemas de abastecimento, para assegurar, fizemos a aquisição de uma ETA Compacta, com incremento de 50 litros por segundo”, explicou. 

Os resultados se mostraram positivos;  ela revelou que, também para este verão, a Sabesp busca uma nova captação de água no município, também de 50 litros por segundo, que seria no rio Jaguareguava, adiantou ela em entrevista exclusiva para a redação do portal Costa Norte. “Ainda depende de algumas liberações de cunho ambiental, mas, com grandes expectativas. Já estamos com toda infraestrutura pronta, é de instalação rápida e com expectativas para a gente conseguir operar também já nesse verão, o que vai deixar o sistema de Bertioga muito preparado do ponto de vista de abastecimento, de segurança hídrica”, finalizou.

Para mais conteúdos:

Mayumi Kitamura

Mayumi Kitamura

Jornalista formada na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp - Guarujá) e técnica em Processamento de Dados. Atua na área de comunicação há mais de 20 anos. Integra a equipe de mídias sociais do portal Costa Norte.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!