SOLIDARIEDADE

Sabesp envia profissionais para recuperar abastecimento no Rio Grande do Sul

Seguem para o Rio Grande do Sul 40 profissionais da companhia; confira também como está a situação de momento no estado gaúcho

Redação
Publicado em 07/05/2024, às 10h39 - Atualizado às 10h56

FacebookTwitterWhatsApp
A capital Porto Alegre segue inundada, o que afeta o abastecimento de água para a população - Ricardo Stuckert/PR/Agência Brasil
A capital Porto Alegre segue inundada, o que afeta o abastecimento de água para a população - Ricardo Stuckert/PR/Agência Brasil

A Sabesp informou, nesta terça-feira (7), que vai enviar para o Rio Grande do Sul 40 profissionais, para auxiliarem na recuperação de infraestrutura de abastecimento afetada pelas inundações e, também, na distribuição de água potável. A mobilização da companhia é parte das ações do governo de São Paulo para auxiliar a população gaúcha. Após as chuvas intensas, o governo gaúcho declarou estado de calamidade pública.

São 14 eletricistas, 14 mecânicos, seis motoristas e seis agentes de saneamento, provenientes de diversas regionais da Sabesp. Eles atuarão em instalações do sistema de água danificadas pelas cheias, como equipamentos de bombeamento e estações elevatórias, e na distribuição de água potável.Também foram enviados ao Rio Grande do Sul sete veículos de tração 4x4 com equipamentos, ferramentas e materiais diversos, além de um furgão-oficina. Seis caminhões-tanque também serão encaminhados para ajudar na distribuição de água potável em Porto Alegre.

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

Além disso, a empresa enviará itens de primeira necessidade (cestas básicas e cobertores), arrecadados em doações, e água potável para as vítimas das chuvas. Foram encaminhados 10 mil copos para o Fundo Social de São Paulo (Fussp), que  coordena as arrecadações. Pessoas físicas, entidades e empresas também podem fazer doações. Neste caso, os materiais devem ser entregues em qualquer uma das agências de atendimento da Sabesp (voluntários da empresa se responsabilizarão por triagem e destinação) e no depósito do Fussp,  na avenida Marechal Mário Guedes, 301, bairro do Jaguaré, na capital paulista. A população também poderá levar donativos para qualquer um dos 241 postos do Poupatempo no estado de São Paulo.

Outras informações sobre as doações às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul podem ser acessadas no site do Fussp e pelos telefones 11 2193 6979 e 11 3238 3944.

Situação de momento

Enchente em Porto Alegre
Ciclone na Argentina pode levar mais chuvas para o Rio Grande do Sul entre esta terça (7) e quarta-feira (8) - Ricardo Stuckert/PR

De acordo com as informações mais recentes da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o estado registra  90 mortes decorrentes da tragédia climática. Os desaparecidos somam 132 e há 1,3 milhão de pessoas afetadas pelas enchentes históricas. São  mais de 48 mil desabrigados e mais de 155 mil desalojados. Dos 497 municípios gaúchos, 388 foram afetados pelas chuvas. 

Previsões indicam que um ciclone extratropical, na costa da Argentina, pode levar mais instabilidade ao Rio Grande do Sul, entre esta terça-feira (7) e a quarta-feira (8). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos podem ser superiores ao 100km/h no sul do estado, com possibilidade de queda de granizo e chuvas de mais de 100mm/dia. 

Com informações de Sabesp

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!