CAUTELA NA BAIXADA

Praias da Baixada Santista, em SP, devem permanecer proibidas após lockdown

Com 90% dos leitos ocupados e mais de 500 casos nas últimas 24h, prefeituras encerram lockdown mas diminuem restrições com cautela; Praia Grande, Bertioga, São Vicente e Guarujá já confirmaram que fim do lockdown não muda nada nas praias que seguirão fechadas

Da redação
Publicado em 04/04/2021, às 16h51 - Atualizado às 17h34

FacebookTwitterWhatsApp
Instalação de guarda-sóis e cadeira na faixa de areia segue proibida Praia Grande - nova fase de transição Praia Grande - Imagem ilustrativa: Praia Grande /  Guia Melhores Destinos
Instalação de guarda-sóis e cadeira na faixa de areia segue proibida Praia Grande - nova fase de transição Praia Grande - Imagem ilustrativa: Praia Grande / Guia Melhores Destinos

As cidades da Baixada Santista (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Vicente) devem manter as praias intensamente restritas ou até fechadas mesmo após o lockdown que se encerra neste domingo (4).

Dentre as nove cidades da Baixada Santista, apenas Cubatão não tem praias em seu território. Desde o início da pandemia, as praias, espaços que atraem grandes concentrações públicas das cidades e de fora delas, têm gerado controvérsias e aglomerações sistemáticas. 

A medida certa de restrições nas gigantescas faixas de areia da Região (apenas praia Grande tem 22 km de praias) tem sido buscada pelas prefeituras. Apesar do fim do lockdown, o espírito das gestões municipais é de que o pior ainda não passou e de que o momento exige cautela. 

Praia do Guarujá em março de 2021, durante lockdown na região 1º fim de semana de lockdown (Imagem: Helder Lima / PMG)

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤http://bit.ly/NoticiasLitoral2E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Com isso, quatro cidades já confirmaram que o fim do lockdown não muda nada nas praias, por enquanto. As prefeituras de Praia Grande, Guarujá, São Vicente e Bertioga anunciaram que as praias permanecem fechadas mesmo após o fim do confinamento. Menos de 10% dos leitos covid da Região estão livres.

A partir desta segunda-feira (5), a Baixada Santista retorna à fase emergencial do Plano São Paulo de contenção da covid-19, que prossegue válido até o próximo domingo (11).  O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), avalia não renovar a Fase Emergencial prevista para durar até o próximo dia 11. 

O Centro de Contingência da covid 19, porém, pede cautela para não espalhar um clima de ‘pior já passou’ entre a população, o que, definitivamente, não é o caso.

A atual fase emergencial entrou em vigor em 15 de março, inicialmente até 31 de março. No dia 26 de março, foi prorrogada até 11 de abril.

Instalação de guarda-sóis e cadeira na faixa de areia segue proibida Praia Grande - nova fase de transição Praia Grande (Imagem ilustrativa: Praia Grande / Guia Melhores Destinos)

Praias seguem fechadas em Praia Grande

A prefeitura de Praia Grande afirmou neste domingo que mesmo após o município passar para a fase emergencial do Plano SP, a faixa de areia, o calçadão da orla e todos os parques e espaços públicos continuarão fechados, inclusive para prática de atividade física.

Em Praia Grande, a faixa de areia e o calçadão da orla também estão bloqueados e a GCM realiza a fiscalização diária.  A prefeitura também vai manter as ações de fiscalização e orientação nas entradas da cidade após o lockdown.

Fase vermelha: veja como fica o uso das praias na Baixada Santista (Reprodução)

Praias de Bertioga, São Vicente e Guarujá também seguem fechadas

As praias de Bertioga, São Vicente e do Guarujá também vão continuar fechadas, de acordo com comunicados das respectivas prefeituras, também deste domingo.

“Com o fim do lockdown e o retorno à fase anterior, o acesso à faixa arenosa, bem como calçadão, para qualquer finalidade deve permanecer proibido nos próximos dias”, anunciou a prefeitura do Guarujá.

“As praias continuarão interditadas”, anunciou São Vicente. “A Secretaria de Segurança e Cidadania de Bertioga informa que as praias seguem fechadas no Município”, anunciou a gestão municipal de Bertioga.

 Avanço da Covid-19 na Baixada Santista pede cautela

De acordo com dados do Centro de Contingência  covid deste domingo (4), a taxa de ocupação de leitos na Região continua em níveis alarmantes, em 90,39%. De acordo com o último boletim das prefeituras, a Baixada Santista contabiliza 114.698 confirmações e 3.828 mortes causadas pela doença.

De sexta para sábado foram registrados 523 novos casos e 4 óbitos em decorrência da doença.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!