Santos inicia 25º Mutirão de Combate ao Aedes aegypti no Centro Esportivo e Recreativo Rebouças, na Ponta da Praia, a partir das 9 horas
O combate ao mosquito Aedes aegypti terá mutirão em Santos, no litoral de São Paulo, na quarta-feira (4). A Secretaria de Saúde promove a 25ª edição deste ano na Ponta da Praia, a partir das 9h. Serão escalados 65 agentes de combate a endemias, que estarão uniformizados com coletes verdes e crachás. O ponto de encontro será no Centro Esportivo e Recreativo Rebouças, na praça Rebouças s/nº.
A empresa Terracom, em parceria com a Secretaria de Saúde, fornecerá agentes e um caminhão para a remoção de material não utilizável, que pode servir como criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. A vacina contra a dengue continua disponível nas policlínicas para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para completar o esquema vacinal, são necessárias duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.
Os mutirões feitos este ano já eliminaram 1.191 focos com larvas. Durante o período, foram registrados 5.149 casos de dengue, e 151, de chikungunya, no município.
As fêmeas do mosquito Aedes aegypti depositam ovos em locais de água parada os quais eclodem com calor e umidade. Assim, surgem as larvas, que, mais tarde, se transformam em pupas e, posteriormente, em mosquitos. Somente elas se alimentam de sangue humano, que é essencial para a maturação dos ovos antes de serem depositados. No entanto, se a fêmea picar uma pessoa infectada com dengue ou chikungunya, ela se torna transmissora dos vírus ao picar outras pessoas.