PASSEIO

Cratera de vulcão e jacarés: ponto turístico no litoral de SP reúne atrativos e curiosidades

Complexo turístico em Santos, bem pertinho do centro urbano, tem lendas, curiosidades e infraestrutura para um dia inteiro de lazer e entretenimento

Redação
Publicado em 01/12/2024, às 14h48

FacebookTwitterWhatsApp
Ponte rústica de madeira atravessa lagoa e leva à área de mata - Francisco Arrais / Prefeitura de Santos
Ponte rústica de madeira atravessa lagoa e leva à área de mata - Francisco Arrais / Prefeitura de Santos

Imagina um vulcão em plena cidade de Santos, a maior do litoral de SP. Esta é uma das lendas e curiosidades ligadas à Lagoa da Saudade, no morro Nova Cintra. Existe a crendice de que o local, com área de 20.500m², segundo a prefeitura, é originário de  uma cratera de  vulcão extinto. Nas profundezas da água, teria sido encontrado um minério característico de lavas vulcânicas, mas, na verdade, tratava-se de uma espécie de granito, portanto, sem conteúdo magmático.

Além do vulcão, outra curiosidade relacionada ao complexo da Lagoa da Saudade, é a história dos jacarés. Há quem duvide de que os répteis tenham habitado a lagoa. Mas, o fato é que, de acordo com a prefeitura de Santos, suas águas já abrigaram nada menos que três jacarés, entre 2004 e 2005. 

Um dos répteis chegou, inclusive, a ter um nome. Florentina, como era chamada, media cerca de dois metros e teria aparecido em meados de 1996. E para ela não ficar só, em 2004, outro réptil passou a habitar a tão famosa lagoa, uma jacaré  fêmea, de um metro e meio. Moradores antigos afirmam que a lagoa chegou a abrigar seis animais da espécie.

placa na lagoa da saudade
Antiga placa avisava sobre presença de jacarés - Arquivo/CN

Curiosidades à parte, a Lagoa da Saudade é  perfeita para se passar horas relaxantes e divertidas, com opções variadas de lazer e entretenimento, além de contar com boa infraestrutura para visitantes. O ambiente tranquilo conquista famílias, dispostas a passar um dia diferente em meio à natureza, mas bem próximo à área urbana. 

Enquanto as crianças se divertem no playground, com brinquedos tradicionais como balanços e escorregadores, os adultos se aventuraram em passeio por trilha, com acesso por ponte rústica de madeira, que atravessa a lagoa. O caminho oferece um visual único. Árvores e flores de diversas espécies fazem companhia a quem opta pelo passeio.

lagoa da saudade
Área de lazer para a família - Francisco Arrais

No entorno, há quiosques com churrasqueiras individuais e mesas em alvenaria, com uso gratuito mediante reserva antecipada (telefone para contato: (13) 3258 5111). A área também é palco para shows e festas, a exemplo da tradicional quermesse. Mais dois atrativos completam o roteiro: plataformas para pesca e pista de skate com 600m², em estilo plaza. Comum na Europa e Estados Unidos, esse modelo reproduz uma praça com rampas, degraus, bancos, corrimãos e outros obstáculos. 

Pescadores devem ir munidos de anzol e muitas iscas, pois a água doce é repleta de peixes, dos mais variados tipos, entre os quais: carpas húngaras, traíras e tilápias. Aliás, essa é uma atividade bem explorada por moradores do morro de Nova Cintra.

Santa Sara Kali

Até para os religiosos, a Lagoa da Saudade é uma alternativa. Em 28 de outubro de 2006, foi inaugurada, no local, a primeira gruta da América Latina em homenagem à santa Sara Kali. Padroeira universal do povo cigano, ela tem diversos seguidores na região. Sara Kali é conhecida por proteger a fertilidade feminina.

Lagoa seca 

O que muita gente não sabe é que a lagoa já ficou completamente seca por duas vezes. Isso aconteceu na década de 1950, quando  ainda não existia um muro de concreto ao redor. Devido às chuvas, a terra absorvia o conteúdo da lagoa e formava um grande lamaçal, que tomava conta do entorno. Ela só era reabastecida com o fluxo das nascentes vizinhas, existentes até hoje. Aliás, tais nascentes são responsáveis pelo abastecimento de água em boa parte do bairro. A prefeitura não tem informações sobre a profundidade da Lagoa da Saudade. 

Como chegar na Lagoa da Saudade

Lagoa da Saudade, avenida Professor Doutor Manoel de Carvalho, sem número, morro Nova Cintra. De carro, o caminho mais fácil é subir o morro pela avenida Moura Ribeiro, próxima ao canal 1 (avenida Pinheiro Machado), bairro do Marapé. Outra alternativa é chegar à lagoa pela Zona Noroeste. Para quem vem de São Vicente ou São Paulo, é melhor escolher a segunda opção. É só chegar na avenida Francisco Ferreira Canto, no bairro da Caneleira, e seguir as placas Nova Cintra. Estacionamento dentro do complexo comporta aproximadamente 20 veículos.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!