VOZES DA NATUREZA

Músicos do litoral paulista criam melodia inspirada no canto do sabiá

Clipe desperta para a importância da ave e seu habitat, com destaque para a Mata Atlântica e uso de imagens da fauna e flora bertioguenses

Mayumi Kitamura
Publicado em 22/11/2024, às 16h10 - Atualizado às 16h17

FacebookTwitterWhatsApp
Adrian Haro, violinista, e Marcelo Bokermann, violonista, formam o Duo Mann's - Carlos Eduardo Castro Jr
Adrian Haro, violinista, e Marcelo Bokermann, violonista, formam o Duo Mann's - Carlos Eduardo Castro Jr

A beleza do canto da ave-símbolo do Brasil, o sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris), já inspirou diversas músicas e, dessa vez, a sonoridade desta espécie serviu de base para a criação de uma melodia criada por dois músicos de Bertioga, no litoral de São Paulo

No Duo Mann’s, dupla formada em 2015 pelo biólogo e violonista Marcelo Bokermann e o filho violinista, Adrian Haro Bokermann, o projeto Vozes da Natureza ganhou asas para apresentar ao mundo tanto o universo das aves quanto as belezas da Mata Atlântica, encontradas em solo bertioguense. O resultado dessa união pode ser conferido no clipe, lançado há menos de uma semana no YouTube, intitulado Sabiá uma melodia

Sabiá-laranjeira | Gustavo Xavier
Sabiá-laranjeira | Gustavo Xavier

Também ornitólogo, Marcelo explicou que o som do canto é extraído de plataformas digitais e, a partir dali, começa um trabalho técnico e criativo: “Fazemos o estudo desses sons, vemos as principais notas do canto dessas aves, transcrevemos para partitura e dali começamos a fazer as composições musicais”. 

O clipe é uma das formas de ampliar a percepção das sonoridades e resgatar, por meio dela, valores culturais e socioambientais, que é o intuito do projeto Vozes da Natureza. Marcelo adianta que a iniciativa, que contou com recursos da Lei Paulo Gustavo, não deve parar na ave-símbolo nacional. “Trabalhamos inicialmente com o sabiá-laranjeira, por ser a ave símbolo do Brasil e ter um dos cantos mais bonitos dentre as aves do mundo. [...] Estamos elaborando novas composições para a mãe-da-lua (também conhecida como urutau); uru; bem-te-vi; tico-tico e uirapuru”, disse. O objetivo é, após a gravação de novos clipes, unir o repertório para um espetáculo musical.

No vídeo, perto da marca de duas mil visualizações na plataforma, a magnitude da preservação ambiental de Bertioga também pode ser conferida e compartilhada. “É muito gratificante ver que as pessoas estão gostando, inclusive mostrando as belezas naturais de Bertioga e curiosidades que as pessoas não sabiam sobre os animais. Eu acho muito legal abordarmos isso e unir a ciência, de alguma maneira, com a arte musical”, observou.

Para prosseguir com o projeto, de forma a viabilizar os novos clipes e espetáculo musical, a dupla busca por apoiadores. Até chegar ao resultado final, o trabalho contou com outros profissionais, como Douglas Amorim na percussão; Jorge Cabrera como técnico de som;  Carlos Eduardo Castro Jr. nas imagens, roteiro e edição de vídeo; Miguel Podas para as imagens das aves e Giulia Spolito no marketing digital. Interessados em colaborar com a iniciativa podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Mayumi Kitamura

Mayumi Kitamura

Jornalista formada na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp - Guarujá) e técnica em Processamento de Dados. Atua na área de comunicação há mais de 20 anos. Integra a equipe de mídias sociais do portal Costa Norte.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!