Airbus A380 da Emirates deu voltas por 40 minutos sobre Ubatuba após falha técnica; aeronave retornou em segurança para Guarulhos
Moradores de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, foram surpreendidos, na madrugada desta quarta-feira (22), por um sobrevoo incomum e prolongado do Airbus A380-842, considerado o maior avião de passageiros do mundo. A aeronave da companhia Emirates, que havia decolado do aeroporto de Guarulhos com destino a Dubai, deu voltas por cerca de 40 minutos sobre a cidade, em baixa altitude, e assustou quem ouviu e viu o avião tão próximo do solo.
Segundo informações apuradas, logo após a decolagem, os pilotos identificaram uma falha no recolhimento do trem de pouso. Para seguir os protocolos de segurança, a tripulação executou um procedimento de alívio de peso, que consiste em gastar parte do combustível em voo antes de um pouso não programado. O local escolhido para o procedimento foi entre a região do litoral norte e o Vale do Paraíba, sobre a qual a aeronave deu várias voltas por mais de meia hora, segundo registros do site Flight Radar 24.
Nas redes sociais, moradores comentaram o forte barulho e a frequência das voltas da aeronave. “Parecia que o avião estava perdido, dava voltas sem parar. Foi assustador ver aquilo tão baixo no meio da madrugada”, relatou um morador. “O barulho me acordou, acordei muito assustada porque sabia que não era normal, fui lá fora na rua e acompanhei as 8 voltas baixas e muito barulho, eu sim, morri de medo pois era um mistério, e dava pra ver o avião todo”, escreveu outra moradora.
Após completar o procedimento, o voo EK262 retornou ao aeroporto de Guarulhos, onde equipes de emergência e manutenção já aguardavam a chegada. O pouso ocorreu sem intercorrências e nenhum passageiro ou tripulante ficou ferido. Em nota enviada à reportagem, a companhia aérea Emirates confirmou a falha técnica e o retorno da aeronave. “O voo EK262 da Emirates, programado para partir de São Paulo para Dubai em 22 de maio de 2025, precisou retornar a São Paulo pouco após a decolagem, devido a uma falha técnica. O voo aterrissou sem intercorrências e passageiros e tripulação desembarcaram com segurança”, informou. Ainda de acordo com a Emirates, os passageiros foram acomodados em hotel e remarcados para o voo EK8262, com saída no dia 23 de maio, às 20 horas.
O Airbus A380 é o maior avião comercial do mundo já construído, com dois andares, 72,7 metros de comprimento, 79,8 metros de envergadura, e capacidade para até 850 passageiros. O gigante dos ares oferece suítes privativas e Shower Spas na primeira classe, assentos totalmente reclináveis na classe executiva e espaço extra com iluminação personalizada na econômica, além de Wi-Fi disponível durante todo o voo.