Ação rápida do soldado Thyago evitou tragédia ao identificar fase inicial de afogamento; vítimas foram retiradas com segurança até a areia
Um guarda-vidas do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) salvou dois banhistas arrastados por uma corrente de retorno na praia Grande, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. O salvamento foi feito pelo soldado Thyago, que atuava no setor e percebeu a movimentação suspeita em um trecho desguarnecido.
Guarda-vidas salva pai e filho de afogamento em praia de Ubatuba
— Portal Costa Norte (@costanortenews) May 20, 2025
📹: Divulgação/GBMar pic.twitter.com/1X65w11iam
De acordo com o GBMar, a ocorrência foi na tarde de sábado (17), quando o pai e filho estavam em uma área de perigo no mar e com dificuldades para retornar à faixa de areia. No vídeo registrado por banhistas e divulgado pelo grupamento, é possível ver que a criança estava sobre uma prancha de isopor, enquanto o pai já apresentava sinais de cansaço e não conseguia avançar contra a força da correnteza.
Ao perceber a situação, o guarda-vidas correu até o ponto de risco e entrou na água para efetuar o salvamento. Ambos foram retirados com segurança e deixados em local protegido, sem apresentar grau de afogamento. O pai, no entanto, estava bastante debilitado, com frequências respiratória e cardíaca elevadas. Após avaliação da equipe de resgate, as vítimas foram liberadas no local. Ainda de acordo com o GBMar, nenhum atendimento hospitalar foi necessário.