CUIDADO!

INSS alerta: golpistas usam perfil 'fake' para enganar aposentados e pensionistas

Conta falsa utiliza marca do instituto para aplicar golpes sobre descontos em aposentadorias e pensões


Redação
Publicado em 15/05/2025, às 16h40

FacebookTwitterWhatsApp

INSS alerta: golpistas usam perfil 'fake' para enganar aposentados e pensionistas
Perfil falso usa marca do INSS para enganar aposentados com promessas como reembolso rápido - Reprodução

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu  alerta à população sobre um perfil falso que utiliza o nome e a identidade visual do órgão, no Instagram. A conta, identificada como assistencia_inss, está publicando conteúdos que imitam postagens oficiais e pode induzir internautas ao erro, principalmente aposentados e pensionistas.

Segundo o INSS, o perfil já foi denunciado à plataforma como uma tentativa de golpe. Ainda assim, até esta quinta-feira (15), a conta permanecia ativa. O instituto reforça que não realiza atendimentos por meio de redes sociais como Instagram, Facebook ou WhatsApp, e que o uso indevido da marca é crime passível de punição.

As publicações na conta falsa tratam, em sua maioria, de notificações sobre reembolsos de descontos associativos aplicados diretamente nos benefícios. Em nota, o INSS esclareceu que as postagens “sugerem facilidades para resolver pendências ou acelerar a liberação de valores referentes aos descontos associativos, para a aplicação de golpes”.

A recomendação é que os beneficiários desconfiem de qualquer promessa de reembolso imediato ou pedido de dados pessoais por redes sociais. Todos os serviços e informações oficiais estão disponíveis exclusivamente pelos canais autorizados: o aplicativo ou site Meu INSS, o telefone 135, e as páginas governamentais no portal gov.br.

O instituto também orienta os usuários a conferirem se perfis nas redes sociais possuem o selo de verificação azul, indicando autenticidade. A denúncia de perfis suspeitos também pode ser feita diretamente nas plataformas digitais.

Com informações da Agência Brasil

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!