Garrafas plásticas da Espanha, China, Colômbia, Costa Rica e Malásia foram encontradas em setembro deste ano na faixa de praia
O Instituto Biopesca, responsável pelo monitoramento das praias entre Peruíbe e Praia Grande, no litoral sul de São Paulo, divulgou em suas redes sociais que garrafas plásticas de outros países foram encontradas nas praias da região recentemente.
As equipes de monitoramento do Biopesca encontraram ao menos cinco dessas garrafas, de água e de bebida energética. Elas foram produzidas na Espanha, na China, na Colômbia, na Costa Rica e na Malásia.
Segundo apurado pelo Portal Costa Norte junto ao instituto, as garrafas foram encontradas na faixa de praia entre Peruíbe e Itanhaém, em setembro deste ano.
Há estudos indicando que, em 2050, teremos mais plásticos do que peixes no mar. O Biopesca lembra que isso é uma trágica realidade que começou a ocorrer já há algum tempo e deve alcançar esse resultado terrível em alguns anos apenas. Ainda de acordo com o instituto, o achado desse lixo estrangeiro só atesta que esse problema tem escala mundial.
Por outro lado, o Biopesca chama a atenção para o fato de que podemos pensar localmente formas de colaborar para mitigar o problema. A redução ou mesmo deixar de usar embalagens plásticas é uma das atitudes que podemos adotar para ajudar.