REFLEXÕES

Dia do Meio Ambiente: confira 5 atitudes para adotar a partir de hoje

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado neste 5 de junho; veja dicas sobre como nossas escolhas como consumidores impactam o meio ambiente

Esther Zancan
Publicado em 05/06/2024, às 14h00 - Atualizado às 14h39

FacebookTwitterWhatsApp
Campanha do Instituto Biopesca levanta a questão: O que, de fato, fazemos pelo meio ambiente? - Arquivo/CN
Campanha do Instituto Biopesca levanta a questão: O que, de fato, fazemos pelo meio ambiente? - Arquivo/CN

Neste 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data lembra 5 de junho de 1972, quando aconteceu o primeiro dia da Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano. Outra resolução, adotada pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), levou à criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) neste mesmo dia. A comemoração pretende incentivar a conscientização e ação mundial sobre o meio ambiente. 

Mas, mais que celebrar, é preciso agir. O Instituto Biopesca, de Praia Grande, lançou uma pergunta em suas redes sociais: 'O que, de fato, fazemos pelo meio ambiente?' Afinal, por meio ambiente, entende-se os recursos vitais para a a nossa sobrevivência, como fornecer água e oxigênio. 

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

Se você está em dúvida sobre  o que fazer para em prol do meio ambiente, o Biopesca forneceu cinco dicas, que podem ser adotadas ainda hoje. São reflexões importantes sobre a forma como agimos como consumidores. Confira:

  • Antes de comprar pense: como posso produzir menos lixo ao fazer minhas compras?
  • De que forma posso planejar meu consumo no dia a dia? Preciso mesmo desse produto?
  • Qual é a origem desse produto que estou comprando? Será que é pirata ou contrabandeado?
  • A empresa que faz esse produto possui ações de responsabilidade ambiental? Ela se responsabiliza pelo destino final do que produz, por exemplo?
  • Depois de jogado fora, qual é o impacto ambiental que esse produto que consumi causa ao meio ambiente?

O Biopesca também lembra a importância de abordar o tema em conversas com amigos e familiares, além de avaliar as pautas ambientais no âmbito político. 

Consumidora no supermercado
É preciso repensar nosso hábitos de consumo - Pixabay

Instituto Biopesca

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto avalia os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias, do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna, em Santa Catarina, até Saquarema, no estado do Rio de Janeiro, dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, debilitadas ou mortas, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) e (13) 99601 2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

Com informações de Instituto Biopesca

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!