Pesquisas apontam que, em 2020, o número de sites, perfis, e-mails e mensagens falsas aumentaram; informação é chave para segurança e prevenção digital e midiática
As pessoas estão passando mais tempo em casa e, consequentemente, na internet, o que viabiliza um mundo de possibilidades, oportunidades e promoções dos mais diversos itens como: roupas, eletrodomésticos, móveis, carros e remédios.
Hoje, tudo pode ser comprado sem sair de casa, com facilidade e bons preços. Mas a atenção precisa ser redobrada, devido ao cenário trazido pela pandemia, os consumidores têm praticidade, mas devem se atentar aos detalhes.
Pesquisas apontam que, em 2020, o número de sites, perfis, e-mails e mensagens falsas aumentaram. Índices que podem estar diretamente relacionados ao maior tempo em casa, acessando a internet.
O coordenador e professor do curso de Direito da Anhanguera, Guilherme Bittencourt Martins, explica como se prevenir: "Ficar sempre atento a informar os dados pessoas, em especial senhas bancárias".
Hoje por conta da lei de proteção de dados (LGPD), as informações e dados pessoais não podem ser divulgadas e repassadas. E sempre deixar disponível a opção de notificação via SMS de compras realizadas no cartão de crédito, e denunciar no próprio aplicativo do banco o bloqueio do cartão".
Compras online em sites falsos;
Clonagem de cartão de crédito, do WhatsApp e número de telefone;
Uso indevido de documentos;
Fraude em financiamento;
Os direitos do consumidor estão sempre protegidos, os golpes praticados contra eles podem gerar direito a indenização. Afinal, não é apenas uma situação de perda de dinheiro, em muitos casos há também danos emocionais.
Para buscar a solução, Guilherme compartilha os caminhos: "Poderá procurar a delegacia de polícia, poderá registrar um boletim de ocorrência, a instituição financeira, ou a administradora do cartão de crédito. Em algumas situações é possível procurar a Justiça para reaver a quantia".
1. Mudar a configuração do WhatsApp para que a foto do perfil só apareça para os contatos salvos
2. Verificar pedidos de ajuda financeira ou acesso a seus dados pessoais
3. Evitar enviar dados pessoais por aplicativo de mensagem ou ligação telefônica
4. Alertar imediatamente os contatos sobre o uso indevido do perfil no aplicativo WhatsApp
5. Não acessar links ou e-mails suspeitos, desconfie de conteúdos com erros de português.
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