DICAS DE DESCONTOS

Black Friday será na sexta (24); confira 10 dicas sobre as compras

E-commerce deve registrar aumento de 17% nas compras em comparação ao ano passado; eletrônicos representam quase 70% dos mais buscados na internet

Redação
Publicado em 21/11/2023, às 16h59

FacebookTwitterWhatsApp
Consumidores ansiosos e otimismo entre comerciantes marcam a expectativa para a última sexta de novembro - Divulgação/PlazaNiterói
Consumidores ansiosos e otimismo entre comerciantes marcam a expectativa para a última sexta de novembro - Divulgação/PlazaNiterói

A Black Friday 2023, o dia de descontos atrativos, será na sexta-feira (24). Segundo a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm), a última sexta-feira de novembro promete gerar um faturamento surpreendente de R$ 7,1 bilhões, representando um aumento de 17% em relação ao ano anterior.

A pesquisa realizada pela Offerwise, a pedido do Google, revela que 69% dos brasileiros planejam investir em aparelhos eletrônicos, como eletrodomésticos, celulares e eletroportáteis.

Com a proximidade do evento, é essencial saber como aproveitá-lo ao máximo. Entender o funcionamento e a origem da Black Friday pode ser o diferencial para fazer valer cada centavo investido. Confira agora o que é a Black Friday, seus benefícios e cuidados na hora da compra.

O que é a Black Friday

Antes de mergulharmos nos descontos que surgem nesta época do ano, é essencial compreender a origem e o propósito da Black Friday. Originada nos Estados Unidos, essa cultura de consumo representa mais do que um dia de ofertas, marcando o início da temporada de compras natalinas.

A Black Friday ocorre sempre na última sexta-feira de novembro, logo após o Dia de Ação de Graças nos EUA. Enquanto este feriado é dedicado à gratidão, a sexta-feira subsequente transforma-se em um frenesi de compras, impulsionado por descontos significativos.

Ao longo do tempo, a Black Friday transcendeu fronteiras e tornou-se um fenômeno global, adotado por diversos países, mesmo aqueles que não celebram o Dia de Ação de Graças. Assim, a última sexta-feira de novembro se consolidou como um dia internacional de ofertas irresistíveis.

Comerciantes Otimistas

O clima otimista também contagia os comerciantes, revela pesquisa realizada pela plataforma Reclame Aqui. Cerca de 55% dos varejistas estão confiantes e esperam resultados positivos nas vendas.

Confira 10 Dicas de como aproveitar bem a Black Friday

Quando a Black Friday se aproxima, os consumidores começam a se preparar para as ofertas que tomarão as lojas de assalto.

Se você também está se perguntando “quando começa a Black Friday?” e como fazer para aproveitá-la ao máximo, aqui estão dez dicas essenciais para transformar oportunidades em compras inteligentes:

  1. Pesquise Antes da Black Friday

Inicie sua busca por informações bem antes do dia. Pesquise sobre os produtos que você tem interesse, leia avaliações e compare os preços oferecidos por diferentes vendedores. A antecedência pode revelar qual loja tende a oferecer os melhores descontos.

  1. Compre em sites confiáveis

Nesta época os golpistas se aproveitam a tendência de compras para aplicar golpes on-line. Desconfie de valores muito abaixo do normal, redobre a atenção nas compras on-line,

  1. Estabeleça um Orçamento

Saber quanto você está disposto a gastar pode impedir compras por impulso. Defina um orçamento e faça o possível para não ultrapassá-lo, mantendo suas finanças saudáveis.

  1. Elabore uma Lista de Compras

Decida antecipadamente o que você precisa ou deseja comprar.

Uma lista de compras ajuda a manter o foco e evita distrações com ofertas que parecem tentadoras, mas não são necessárias.

  1. Priorize Suas Compras

Escolha antecipadamente quais produtos são mais importantes para você.

Isso pode incluir itens de maior valor que normalmente não estão em oferta, como eletrônicos e eletrodomésticos.

  1. Siga as Redes Sociais

Marcas frequentemente anunciam ofertas especiais em suas plataformas de mídia social. Siga suas lojas preferidas para atualizações em tempo real.

  1. Compare preços entre diferentes vendedores

Não compre no primeiro lugar que você encontrar. Use comparadores de preço online e verifique diferentes lojas para encontrar o melhor negócio.

  1. Leia avaliações e comentários

Verifique a opinião de outros compradores sobre o produto. Avaliações e comentários podem oferecer uma visão importante sobre a qualidade e a satisfação do cliente.

  1. Fique atento às ofertas relâmpago

Algumas das melhores ofertas da Black Friday vêm em forma de ofertas relâmpago, que podem acontecer a qualquer momento e duram apenas enquanto os estoques estiverem disponíveis.

  1. Não se esqueça do pós-Black Friday

Algumas lojas oferecem descontos ainda maiores após a Black Friday para se livrarem de estoques excedentes. Fique atento para essas oportunidades no sábado e na Cyber Monday, termo americano para segunda-feira cibernética, que é o marketing para a segunda-feira após Black Friday.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!