COMUNICADOR

Banidos do WhatsApp: usuários relatam punição sem infringir regras

Confira também os motivos comuns apontados pela Meta para a adoção do banimento temporário, ou permanente, de contas no app

Banidos do WhatsApp usuários relatam punição sem infringir regras
Reclamações sobre o problema têm aumentado nas últimas semanas - Imagem ilustrativa/Pixabay
Minha amiga foi banida, até então achei que era um caso isolado, porém no meu trabalho, o whatsapp da empresa também foi, literalmente do nada. Se pesquisar por aqui pelo Twitter [X], tem um monte de gente falando que foi banido”.

Nas últimas semanas, cada vez mais têm surgido reclamações de pessoas que tiveram a conta do WhatsApp banida e, o mais curioso, os usuários relatam não terem infringido regras para merecerem a punição. Entre as postagens, o espanto é recorrente: “Fui banido do WhatsApp simplesmente do nada, vai entender”; “fui banido do whatsapp, o motivo? não sei”.

O banimento sem respostas, que pode ser temporário ou permanente, também abrange usuários do WhatsApp Business. “Meu WhatsApp comercial, que já tem 5 anos ou mais, foi banido definitivamente. Engraçado, o povo faz fraude, rouba, engana e quem trabalha de forma honesta é sacaneado”, lamentou outro usuário.

Em reportagem sobre o problema no portal Metrópoles, a Meta, responsável pelo app de comunicação, foi procurada mas não comentou a situação.

Possibilidades para o ‘ban’

Uma das pessoas comentou em postagem que, durante o banimento temporário, ficou sem poder adicionar pessoas a grupos; mandar mensagem para contatos novos e utilizar o WhatsApp Web. Quando questionada sobre o que fez antes da punição, ela comentou que estava adicionando alunos de um projeto em grupo do aplicativo e, como incluiu muitos de uma vez, deve ter sido identificada como um “bot”.

Na página da Central de Ajuda do WhatsApp, estão destacados como exemplos de atividades não permitidas: o envio de spam, aplicação de golpes ou qualquer outra atividade que possa colocar em risco a segurança dos usuários.

Sobre o banimento temporário, indica também a probabilidade de coleta de dados de usuários (extração) ou uso de app não oficial. “Os apps não oficiais são apps falsos que imitam o WhatsApp. Por serem desenvolvidos por terceiros, eles violam nossos Termos de Serviço. O WhatsApp não é compatível com esses apps porque não podemos validar as práticas de segurança implementadas por eles”, explica a página.

Ainda, apesar de o bloqueio ser temporário, no caso de app não oficial, a orientação é deixar de usar, já que o WhatsApp pode banir novamente a conta, caso prossiga com a violação.

Meu WhatsApp foi bloqueado. E agora?

Se você foi banido do seu WhatsApp e  acredita não ter infringido qualquer termo, basta solicitar uma análise. Conforme informado na Central de Ajuda, o status do pedido pode ser acompanhado pelo próprio aplicativo, no entanto, é analisado apenas um número de telefone por contestação.

Boas práticas e proibições no WhatsApp

  • Mensagens indesejadas: se um contato pedir para não ser mais abordado, pare imediatamente e remova-o da lista;
  • Automação e envio em massa: o envio de mensagens automáticas ou chamadas via sistemas robotizados é proibido. O WhatsApp usa inteligência artificial e denúncias para identificar abusos e banir contas;
  • Uso de contatos de terceiros: é vedado compartilhar ou usar números obtidos sem consentimento, especialmente de fontes ilegais;
  • Listas de transmissão: apenas contatos que adicionaram seu número recebem essas mensagens. Uso excessivo pode gerar denúncias e banimento;
  • Coleta de dados pessoais: não é permitido extrair informações como número, foto ou recado de forma automatizada;
  • Violações gerais: comportamentos como calúnia, coação, ameaças ou discurso de ódio infringem os Termos de Serviço e resultam em punições.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!