BOM DIA

As notícias desta quinta (27)

Canais de Santos viram tema de exposição e mais de 10 mil vão ao Festival Indígena e Bertioga. Leia também: Brasil queimou uma Colômbia e um Chile em menos de quatro décadas e mais notícias

Da redação
Publicado em 26/04/2023, às 12h14 - Atualizado às 12h16

FacebookTwitterWhatsApp
Mostra reúne 45 imagens retratando a história da construção do sistema de drenagem na cidade Exposição retrata a construção dos canais de Santos Mostra sobre canais santistas no Paço Municipal - Marcelo Martins/Prefeitura de Santos
Mostra reúne 45 imagens retratando a história da construção do sistema de drenagem na cidade Exposição retrata a construção dos canais de Santos Mostra sobre canais santistas no Paço Municipal - Marcelo Martins/Prefeitura de Santos

Destaques

EXPOSIÇÃO RETRATA A CONSTRUÇÃO DOS CANAIS DE SANTOS

Mostra reúne 45 imagens retratando a história da construção do sistema de drenagem na cidade (Marcelo Martins/Prefeitura de Santos)

Detalhes da obra que mudou os rumos da história de Santos podem ser conferidos na exposição ‘Os Canais de Saturnino de Brito’, aberta até 31 de maio no terceiro piso do Paço Municipal (Praça Mauá s/n - Centro Histórico).

A mostra fotográfica da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) retrata a história da construção do sistema de drenagem na cidade, idealizado pelo patrono da engenharia sanitária do Brasil. São 45 imagens distribuídas em 20 painéis, que apresentam detalhes da obra que mudou os rumos da história de Santos.

Saiba mais

FESTIVAL INDÍGENA DE BERTIOGA RECEBE MAIS DE 12 MIL VISITANTES

Entre 19 e 23 de abril, cerca de 12 mil visitantes puderam vivenciar uma imersão na cultura dos povos originários na segunda edição do Festival Indígena de Bertioga (FIB).

Aos visitantes, o FIB proporcionou atrações como esportes tradicionais, oficinas de artesanato, pinturas corporais, danças, ações da juventude indígena, cantos, rituais, dentre outras atividades. Além disso, o festival recebeu as apresentações do MC Owerá, do cantor Jorge Vercillo e do grupo Brô Mc’s.

Saiba mais

Os dois destaques do litoral

Tragédia em Bertioga: Um amigo de infância do jovem Vitor Lima, morto em um acidente de motocicleta em Bertioga na madrugada de segunda (24), lamentou a perda. “Muita dor, ele era uma pessoa que cresceu comigo e aconteceu isso”, disse Kaique Santa Fé.

O vendedor Vitor Lima, de 21 anos, sofreu um acidente de moto às 5h da manhã na avenida Tomé de Souza, às margens da praia de Enseada. Segundo informações da ocorrência, ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu no Pronto Socorro de Bertioga.

Passeio em Cubatão: O Desafio Caminho do Mar, um passeio ciclístico para incentivar o uso da bicicleta, será realizado no próximo domingo (30) em Cubatão. A largada será às 8h em frente ao Parque Anilinas, no Centro.

O evento integra o calendário oficial de aniversário de Cubatão. Para se inscrever, é preciso acessar o site  até que o número máximo de participantes, limitado a 1.000 pessoas, seja alcançado.

Brasil e Mundo

BRASIL QUEIMOU ÁREA EQUIVALENTE A COLÔMBIA E CHILE ENTRE 1985 E 2022

Em 38 anos, o Brasil queimou 185,7 milhões de hectares, uma área equivalente aos territórios da Colômbia e do Chile juntos, ou 21,8% do território nacional. É o que revelam os dados do MapBiomas Fogo, mapeamento que contabilizou a extensão consumida pelas chamas entre os anos de 1985 e 2022 a partir de imagens de satélite.

“Com essa série histórica de dados de fogo, podemos entender o efeito do clima e da ação humana sobre as queimadas e os incêndios florestais”, afirma Ane Alencar, coordenadora do MapBiomas Fogo e diretora de Ciência no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

Saiba mais

NA ESPANHA, LULA DEFENDE CRIAÇÃO DE UM G20 DA PAZ

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na quarta-feira (26), que a preocupação de alguns países com o crescimento econômico da China representa uma contradição aos princípios defendidos pelo Consenso de Washington, na década de 1980. O consenso é um conjunto de recomendações neoliberais visando o desenvolvimento econômico. Sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, o presidente brasileiro defendeu a criação de um G20 da Paz.

A afirmação foi feita durante encontro com o presidente espanhol, Pedro Sánchez, no Palácio da Moncloa, em Madri, na Espanha, após a assinatura de três memorandos de entendimento: sobre cooperação no Ensino Superior Universitário; entre os ministérios do Trabalho dos dois países; e uma carta de intenções na área de ciência, tecnologia e inovações.

Saiba mais

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!