CANAIS SANTISTAS

Exposição retrata a construção dos canais de Santos

Exposição 'Os Canais de Saturnino de Brito' acontece no Paço Municipal até 31 de maio

Da redação
Publicado em 26/04/2023, às 09h18 - Atualizado às 09h50

FacebookTwitterWhatsApp
Mostra reúne 45 imagens retratando a história da construção do sistema de drenagem na cidade Exposição retrata a construção dos canais de Santos Mostra sobre canais santistas no Paço Municipal - Marcelo Martins/Prefeitura de Santos
Mostra reúne 45 imagens retratando a história da construção do sistema de drenagem na cidade Exposição retrata a construção dos canais de Santos Mostra sobre canais santistas no Paço Municipal - Marcelo Martins/Prefeitura de Santos

Detalhes da obra que mudou os rumos da história de Santos podem ser conferidos na exposição ‘Os Canais de Saturnino de Brito’, que fica até o dia 31 de maio, no terceiro piso do Paço Municipal (Praça Mauá s/n - Centro Histórico).

NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte

A mostra fotográfica da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) retrata a história da construção do sistema de drenagem na cidade, idealizado pelo patrono da engenharia sanitária do Brasil. São 45 imagens distribuídas em 20 painéis, que apresentam detalhes da obra que mudou os rumos da história de Santos.

A população de Santos enfrentava graves problemas de saúde, como epidemias e endemias, devido à falta de coleta de esgoto e a água que corria a céu aberto. O engenheiro Francisco Saturnino Rodrigues de Brito, que assumiu a Comissão de Saneamento de Santos em 1905, elaborou um projeto inovador para solucionar os problemas de drenagem e coleta de esgoto na cidade. Com base em seu minucioso estudo das condições peculiares do local, Saturnino planejou uma cidade nova, com canais cortando a planície encharcada.

Em 27 de agosto de 1907 ocorreu a entrega de 2.030 metros de canais de drenagem, além de mais 491 metros de coletores afluentes e outras obras (seis pontes de concreto armado, seis pontes galerias e três passadiços). O projeto completo foi entregue por etapas, num período de 20 anos e posteriormente adotada em 54 cidades brasileiras e em países como França, Inglaterra e Estados Unidos.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

A exposição gratuita pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. É uma oportunidade de conferir de perto os detalhes da obra que mudou a história de Santos e se tornou referência internacional em engenharia sanitária.

Leia também: Circuito das Aves facilita observação de 300 espécies catalogadas em Santos

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!