DESCENDO A SERRA

Terceira pista da rodovia dos Imigrantes deve favorecer tráfego de caminhões

De acordo com o governo de SP, nova pista ampliará a capacidade do Sistema Anchieta-Imigrantes em 145%, para descida de veículos pesados

Redação
Publicado em 20/01/2025, às 09h59

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Projeto da nova pista da Imigrantes foi divulgado dia 10 de janeiro - Artesp
Projeto da nova pista da Imigrantes foi divulgado dia 10 de janeiro - Artesp

A  construção da terceira pista da rodovia dos Imigrantes, cujo projeto foi divulgado pelo governo de São Paulo no dia 10 de janeiro, permitirá o tráfego de caminhões no sentido litoral, hoje restrito à via Anchieta. As características geométricas da futura estrutura, para ligar o planalto à Baixada Santista, serão diferentes das da pista sul da Anchieta, pois terá rampas e declividades de inclinação mais suaves – em média, 4% – e maiores raios de curvatura horizontal. 

Segundo o governo paulista, tais características favorecem a circulação de veículos pesados, como caminhões e ônibus. Serão duas faixas de rolamento e um acostamento, que poderá ser revertido em faixa de tráfego. O secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, comentou: “A grande diferença dessa pista está em sua geometria, que permitirá a descida de caminhões. Isso vai ajudar muito na subida e na descida para o litoral e também no trabalho de manutenção das vias do Sistema Anchieta-Imigrantes”.

O Sistema Anchieta-Imigrantes é uma das principais rotas para o porto de Santos. O projeto da terceira pista da Imigrantes prevê acesso ágil às margens direita e esquerda do porto. Com a adição da nova pista, a capacidade do sistema será ampliada em aproximadamente 145% para descida de veículos pesados, segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Serão 21,5 quilômetros de extensão no trecho de serra, compostos por 17 quilômetros de túneis e 4 quilômetros de viadutos. Um dos túneis terá cerca de 6 quilômetros de extensão, a maior estrutura desse tipo no Brasil. 

Túneis em 80% do trajeto

O traçado da nova pista da Imigrantes será composto 80% por segmentos em túneis, o que deve resultar em menor impacto ambiental na implantação da obra. Além disso, os estudos procuram maximizar a utilização dos caminhos de serviço já existentes, visando minimizar a supressão de áreas vegetais. Para cada novo túnel da terceira pista, a depender da sua extensão, haverá um túnel paralelo, denominado túnel de emergência, destinado ao atendimento das mais modernas normas de combate a incêndio.

Construção de túnel - Imigrantes
Túneis devem resultar em  menor impacto ambiental na implantação da obra - Ecovias

A nova estrutura da terceira pista da Imigrantes terá início no quilômetro 43 da rodovia dos Imigrantes (SP-160), o que permitirá o acesso pelo rodoanel Mário Covas (SP-021). Na Baixada, a conexão será no quilômetro 265 da rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), próximo ao polo industrial de Cubatão. Na avaliação da administração paulista, a nova pista  atenderá a demanda de tráfego existente, com aumento da capacidade estimada em 25%, e prepara a via para necessidades futuras de aumento de fluxo.

O governador Tarcísio de Freitas falou sobre o projeto. “Com a nova terceira pista da Imigrantes, estamos dando um passo estratégico para o desenvolvimento logístico de São Paulo e do Brasil. Este projeto, que inclui o maior túnel do país, não só amplia em 25% a capacidade total do sistema, como mais do que dobra o acesso de caminhões ao porto de Santos. Além de fortalecer o turismo, a obra será essencial para acompanhar o crescimento previsto do maior porto do Brasil, garantindo mais fluidez e eficiência para o transporte de cargas e mais conforto para os motoristas que utilizam o sistema”.

A concessionária Ecovias trabalha neste momento na elaboração do projeto funcional da obra da terceira pista da Imigrantes. Na sequência, serão produzidos os projetos básico e executivo, que trarão as diretrizes para a realização da ampliação, como características precisas e indicação de técnicas de construção das estruturas, prazo para a execução das obras e o custo total do empreendimento. 

O governo de São Paulo informa que estão sendo cumpridas todas as etapas necessárias para o processo de licenciamento ambiental, com previsão de que esta etapa seja concluída no primeiro semestre de 2026.

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