TUNELZÃO

Projeto da terceira pista da Imigrantes prevê maior túnel rodoviário do país

Projeto permitirá circulação de caminhões e ônibus, aumentando em 145% a capacidade para esse tipo de veículo no Sistema Anchieta-Imigrantes

Redação
Publicado em 14/01/2025, às 09h04

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Nova pista terá início no km 43 da rodovia dos Imigrantes, com 21,4km de extensão - Ecovias
Nova pista terá início no km 43 da rodovia dos Imigrantes, com 21,4km de extensão - Ecovias

O projeto de uma terceira pista no trecho de serra da rodovia dos Imigrantes, apresentado na semana passada pelo governo de São Paulo e a Concessionária Ecovias, prevê a construção do que deverá ser o maior túnel rodoviário do país, com aproximadamente 6km de extensão. A nova pista começará no km 43 da rodovia dos Imigrantes, com 21,4km de extensão, ligando o planalto à Baixada Santista.

O novo trecho será facilmente acessado por quem vem do rodoanel. Já na Baixada, a conexão será no km 265 da rodovia Cônego Domênico Rangoni, na região de Cubatão, próximo do polo industrial, com facilidade tanto para quem vai para a margem direita quanto para quem precisa chegar à margem esquerda do porto de Santos.

Segundo a Ecovias, a nova pista deve ser composta prioritariamente por túneis, que somam 17km (80% de todo o trajeto), além de 4km de viadutos. Serão duas faixas de rolamento e um acostamento, com possibilidade de ser revertido em faixa de tráfego. Outro destaque da nova ligação é a inclinação média, de 4%, para possibilitar tráfego seguro de veículos pesados. Túneis paralelos de emergência são mais um diferencial de segurança. A pista poderá também ser revertida para operar no sentido da capital paulista sempre que houver necessidade.

A capacidade do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) aumentará em 25% e em 145% quando se considera a descida dos veículos pesados. Com isso, o projeto busca atender não somente a demanda de tráfego já existente, mas também necessidades futuras. Para reduzir os impactos ambientais, a construção prevê a utilização de estradas de serviço já existentes e poucos pontos de entrada de frentes de obras.

A escolha dos pontos de conexão - no trecho de planalto e na Baixada Santista - e do traçado, levou em consideração parâmetros adotados nos maiores projetos de infraestrutura do país. Uma equipe multidisciplinar de especialistas da Ecovias e consultores e empresas construtoras, inclusive internacionais, foram responsáveis por avaliar as alternativas e escolher a que melhor se adequa a rigorosos critérios de engenharia, segurança viária e socioambiental.

Rodovia dos Imigrantes
Nova pista deve ser composta prioritariamente por túneis - Ecovias

Próximas etapas

A Ecovias informa que está focada na elaboração do projeto funcional e, na sequência, iniciará a elaboração dos projetos básico e executivo, que trarão as diretrizes para posterior realização das obras, como características precisas e indicação de técnicas de construção, prazo e custos da obra. Em paralelo, também estão sendo cumpridas as etapas necessárias para o processo de licenciamento ambiental, que deve ser concluído nos primeiros meses de 2026.

A autorização para a Ecovias desenvolver o projeto foi dada pelo governo do estado em 29 de janeiro de 2024, com previsão de término em dois anos, prorrogáveis por mais um. Nesse período, devem ser elaborados os estudos de tráfego e projetos funcional, básico e executivo, incluindo avaliações topográficas, sondagens e investigações geológicas e hidrogeológicas necessárias. Além disso, também deverão ser produzidos e aprovados estudos e relatório de impacto ambiental para deliberação dos órgãos competentes.

A equipe da Ecovias e da EcoRodovias, com mais de 26 anos de experiência na operação, manutenção e administração do Sistema Anchieta-Imigrantes e conhecimentos adquiridos pela construção da pista sul da rodovia dos Imigrantes, trabalha no projeto com um time de especialistas envolvidos em grandes trabalhos de infraestrutura no Brasil e no exterior.

No Sistema Anchieta-Imigrantes, a movimentação de veículos aumentou mais de 50% nos últimos 25 anos, e os caminhões só têm a opção da via Anchieta para fazer o trajeto até  o porto de Santos. Da mesma forma, a movimentação de cargas no porto vem aumentando ano a ano, com previsão de chegar a 241 milhões de toneladas em 2040, de acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS). 

Com informações de Ecovias

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