CAPITAL DA VELA

Semana Internacional de Vela de Ilhabela espera mais de 100 veleiros

Equipes da Argentina, Uruguai, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina estarão nas regatas

Reginaldo Pupo
Publicado em 03/06/2024, às 10h58 - Atualizado às 11h54

FacebookTwitterWhatsApp
Veleiros de oceano na Semana Internacional de Vela de Ilhabela - Reginaldo Pupo
Veleiros de oceano na Semana Internacional de Vela de Ilhabela - Reginaldo Pupo

Faltam menos de dois meses para a 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, e mais de 40 barcos já confirmaram presença nas regatas. O evento será realizado de 20 a 27 de julho e terá como sede o Yaci (Yacht Club de Ilhabela). Equipes da Argentina, Uruguai, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina estarão nas disputas. A maior competição de vela oceânica da América Latina deve reunir mais de 100 barcos e 900 velejadores, nesta temporada, e as classes convidadas são: ORC, BRA-RGS, RGS Cruiser, Clássicos, C-30 e VPRS.

O primeiro barco a se inscrever na Sivi foi o C-30 Bravo, de Jorge Berdasco. Já o estrangeiro que garantiu sua presença mais rápida foi Nautico II, na categoria BRA-RGS. Atual bicampeão, o Crioula está confirmado nas regatas em julho. O veleiro é do Rio Grande do Sul.

O encontro da modalidade reunirá atletas olímpicos, profissionais e amadores numa só disputa, que abre oficialmente com a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil. A organização aguarda a presença de mais de 100 veleiros. ''Pra gente é um aprendizado. Buscamos conhecer o barco nos maiores detalhes, e é muito legal estar competindo com outras pessoas, com barcos que já estão há muito tempo na regata, a gente vai conseguindo ver as diferenças e ajustando vela'', contou Pedro Macedo, do Kaupê.

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

O Yacht Club de Ilhabela, em conjunto com a ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano), promoverá o Campeonato Brasileiro de Oceano 2024 em paralelo com a Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

Foto
Barco santista Phytoervas 4Z, durante participação no ano passado - Reginaldo Pupo

A competição terá barcos das classes ORC, BRA-RGS e Clássicos e as regatas serão concluídas na sexta-feira, um dia antes do término da 51ª edição da Sivi. Em 2023, o Brasileiro de Oceano foi em Angra dos Reis (RJ) e os argentinos do Katara e Sandokan fizeram dobradinha levando o título geral na ORC. O melhor do país sede foi o Crioula.

Já o Brasileiro de BRA-RGS foi também em paralelo com a Sivi, e o ganhador foi o Pangea Speed Max Racing. O veleiro Clássico Madrugada foi o vice-campeão e melhor entre os barcos mais antigos na raia.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!